Açoriano Oriental
NASA descobriu local da queda da sonda indiana Vikram na Lua

Um satélite da agência espacial NASA descobriu o local do impacto da sonda indiana Vikram, que caiu a 07 de setembro quando tentava alunar, de acordo com fotografias divulgadas na segunda-feira pelos cientistas.

NASA descobriu local da queda da sonda indiana Vikram na Lua

Autor: Lusa/AO Online

O Centro Goddard da NASA publicou fotografias captadas em outubro e novembro, nas quais os cientistas distinguiram alguns traços do impacto e destroços projetados em redor, devido à violência do choque.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration/Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

A olho nu é difícil ver nestas fotografias a prova do impacto, mas a NASA encontrou, escondidos nos 'pixels' das imagens, uma vintena de destroços e alguns lugares mostram perturbações no solo lunar.

A índia lançou a missão Chandrayaan-2 a 22 de julho, com uma sonda principal que entrou em órbita e largou a Vikram para alunar, mas, na descida para a Lua, o contacto foi perdido.

Depois da Rússia, Estados Unidos e a China, a Índia seria o quarto país a alunar uma sonda. Israel também fez uma tentativa falhada em abril deste ano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados