Açoriano Oriental
Exposição
Museu da Lagoa com presépios para ver
O edifício do Museu do Presépio acolhe a partir do próximo dia 8 de Dezembro a exposição “Presépio da Lagoa – entre a Arte e a Tradição”.
Museu da Lagoa com presépios para ver

Autor: Rui Leite Melo
A mostra pretende valorizar, dignificar, preservar e reavivar a arte e tradição bonecreira da Lagoa. Simultaneamente, o edifício dos Paços do Concelho acolherá também a inauguração do presépio vencedor da edição do 19º Concurso de Presépios, realizado em 2009, da autoria do Grupo de Escoteiros do Cabouco.

De acordo com o presidente da câmara de Lagoa, João Ponte, a exposição pretende manter o passado lagoense, as suas raízes identitárias, as marcas culturais, conjugando-as com os valores, sentimentos e expressões que as mesmas ganham por esta altura natalícia.

Segundo o edil lagoense, o presépio ganhou contornos únicos e inigualáveis na vila da Lagoa, reflectindo a toponímia do local onde são executados, fazendo da Lagoa, a Vila Presépio, o berço natalício de milhares de figuras de barro; os bonecos de presépios lagoenses que se espalharam pelos Açores e além fronteiras.

Na Lagoa é à moldagem do barro que se vai buscar uma das mais antigas tradições nesta área, a manufactura do presépio.

A exposição “Presépio da Lagoa – entre a Arte e a Tradição” estará patente até ao próximo dia 6 de Janeiro de 2011 no Edifício do Museu do Presépio Açoriano.”
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados