Exposição

Museu da Lagoa com presépios para ver

Museu da Lagoa com presépios para ver

 

Rui Leite Melo   Cultura e Social   9 de Dez de 2010, 10:38

O edifício do Museu do Presépio acolhe a partir do próximo dia 8 de Dezembro a exposição “Presépio da Lagoa – entre a Arte e a Tradição”.
A mostra pretende valorizar, dignificar, preservar e reavivar a arte e tradição bonecreira da Lagoa. Simultaneamente, o edifício dos Paços do Concelho acolherá também a inauguração do presépio vencedor da edição do 19º Concurso de Presépios, realizado em 2009, da autoria do Grupo de Escoteiros do Cabouco.

De acordo com o presidente da câmara de Lagoa, João Ponte, a exposição pretende manter o passado lagoense, as suas raízes identitárias, as marcas culturais, conjugando-as com os valores, sentimentos e expressões que as mesmas ganham por esta altura natalícia.

Segundo o edil lagoense, o presépio ganhou contornos únicos e inigualáveis na vila da Lagoa, reflectindo a toponímia do local onde são executados, fazendo da Lagoa, a Vila Presépio, o berço natalício de milhares de figuras de barro; os bonecos de presépios lagoenses que se espalharam pelos Açores e além fronteiras.

Na Lagoa é à moldagem do barro que se vai buscar uma das mais antigas tradições nesta área, a manufactura do presépio.

A exposição “Presépio da Lagoa – entre a Arte e a Tradição” estará patente até ao próximo dia 6 de Janeiro de 2011 no Edifício do Museu do Presépio Açoriano.”

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.