Açoriano Oriental
Mota Soares vai a Bruxelas chamar a atenção para os custos do desemprego
Os custos do desemprego na sociedade e nas economias europeias são os pontos principais da intervenção do ministro Mota Soares na conferência sobre as Desigualdades na Europa e o Futuro do Estado Social, que hoje decorre em Bruxelas.
Mota Soares vai a Bruxelas chamar a atenção para os custos do desemprego

Autor: Lusa/AO Online

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social está em Bruxelas a convite do comissário europeu do Emprego, Segurança Social e Inclusão, László Andor, para participar na conferência “Desigualdades na Europa e o Futuro do Estado Social”, organizado pela Comissão Europeia.

De acordo com informação do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (MSSS), Pedro Mota Soares vai aproveitar a sua intervenção para destacar o “desemprego como um dos fenómenos que mais afetam as desigualdades”.

Esta conferência visa fazer um balanço sobre as desigualdades na Europa e formular uma visão para o futuro do Estado Social sustentável na União Europeia.

Em linha está a implementação dos objetivos da Estratégia Europa 2020 de forma a contribuir para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo em toda a Europa.

Ao nível social, Mota Soares destacará que “o custo fiscal das prestações de desemprego é um dos maiores encargos sobre as economias europeias”, lembrando também os custos a nível individual como a pobreza, a exclusão social, a perda de competências, os danos psicológicos, os problemas de saúde, a perda de motivação, o declínio das relações humanas e da vida familiar ou a perda de valores sociais e de responsabilidade.

Na sua intervenção o ministro apresentará as medidas que o Governo tem em curso, nomeadamente para a sustentabilidade da Segurança Social, como o ajustamento das fórmulas de cálculo à esperança de vida e à economia, ou para a modernização e adequação do sistema de proteção social, como a reformulação dos subsídios de desemprego.

Após a conferência, Pedro Mota Soares reunir-se-á com o comissário europeu do Emprego, Segurança Social e Inclusão.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados