Moção de Vasco Cordeiro aprovada por unanimidade no congresso do PS/Açores

Moção de Vasco Cordeiro aprovada por unanimidade no congresso do PS/Açores

 

Lusa/Ao online   Regional   15 de Set de 2018, 21:01

A moção de orientação global “Pelos Açores Com os Açorianos”, apresentada pelo líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, foi este sábado aprovada por unanimidade no XVII Congresso Regional do partido, que decorre na Praia da Vitória.

O congresso, que termina este domingo, reúne na ilha Terceira 345 delegados socialistas das nove ilhas, 243 eleitos e 102 inerentes.

A moção hoje aprovada divide-se em três blocos: “Afirmar os Açores”, "Reforçar a Coesão” e “Qualificar a Democracia”.

Entre as medidas propostas está a "adoção do voto eletrónico nas eleições para a Assembleia Legislativa da região", a “consagração do sistema de listas abertas", a extinção do cargo de representante da República e a presença do presidente do Governo Regional no Conselho de Ministros "sempre que aí sejam tratadas matérias que digam respeito ou sejam do interesse da região".

A moção defende ainda a revisão do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, que, segundo Vasco Cordeiro, “está a produzir mais-valias apenas para uma das partes", a existência de conselheiros com ligação aos Açores nas embaixadas de Portugal em Washington e Otava, e a criação de círculos próprios de cada uma das regiões autónomas dos Açores e da Madeira nas eleições para o Parlamento Europeu.

O líder regional socialista propõe ainda medidas para melhorar a economia e o emprego nos Açores, como a criação de incentivos para a fixação de residência nos concelhos mais afetados pela redução demográfica, para o regresso de jovens após a conclusão da formação superior e para empresas que criem novos empregos com contratos de trabalho sem termo nas localidades com maior diminuição populacional.

A moção defende também um sistema de apoio específico para famílias com mais de três filhos e apoios à reabilitação de edifícios degradados para arrendamento habitacional de longa duração.

Vasco Cordeiro, que é presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012, foi reeleito para um terceiro mandato como presidente do PS/Açores em junho, com 97,89% de votos a favor.




Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.