Açoriano Oriental
Presidência Portuguesa da União Europeia
Ministro da Defesa português recebe congéneres europeus em Évora
O conselho informal dos ministros da Defesa da União Europeia vai decorrer sexta-feira e sábado no Convento do Espinheiro, actualmente um hotel de luxo, em Évora, cidade que viu nascer o governante anfitrião, Nuno Severiano Teixeira.

Autor: Lusa / AO online
O ministro português da Defesa vai presidir a essa reunião, no quadro da presidência portuguesa da União Europeia, que colocará a cidade alentejana no centro das atenções da Europa, segundo afirmam as autoridades locais.

Na agenda da reunião informal dos ministros da Defesa dos 27 vai estar em destaque a cooperação com os países do Mediterrâneo e o diálogo UE-África nesta área.

Resultado da recuperação de um antigo convento do século XV, classificado como Monumento Nacional, o hotel de cinco estrelas, localizado na periferia da cidade, já recebeu uma Cimeira Luso-Espanhola, em Novembro de 2005, e o estágio da selecção portuguesa de futebol para o Alemanha2006.

Satisfeito com a escolha de Évora, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, há duas décadas, o presidente da Câmara Municipal considera que o encontro vai contribuir para a "internacionalização da cidade", cada vez mais inserida no roteiro de "ilustres visitas" a Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, José Ernesto Oliveira afirmou que a opção por Évora "representa o reconhecimento da importância da cidade na construção do futuro do país e da Europa".

O director-geral do hotel, Dinis Pires, garantiu que a unidade, situada numa zona rural, oferece "muito boas condições" para acolher a reunião.

O Convento do Espinheiro Heritage Hotel & Spa regista, segundo o responsável, uma ocupação a 100 por cento.

O Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, construído em 1458, por decisão do então Bispo de Évora, D. Vasco Perdigão, com o apoio de D. Afonso V, recebeu, com frequência, ao longo dos séculos, a visita de monarcas e chegou a acolher as Cortes por diversas vezes.

Localizado a escassos quilómetros do centro da cidade de Évora, o edifício abriu em Junho de 2005 como unidade hoteleira da marca "Luxury Collection", do grupo Starwood.

No final do conselho informal da Defesa está prevista uma reunião da troika (Portugal, Alemanha e Eslovénia) com a Croácia, Islândia, Noruega, Turquia e Macedónia, que deverá ter como palco o Palácio de D. Manuel, localizado no recinto do jardim público da cidade.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados