Meteorologista alerta para perigo devido a saturação dos solos

O mau tempo nos Açores deverá manter-se até sexta-feira, e a situação pode "tornar-se perigosa" devido à saturação dos terrenos provocada pela chuva intensa registada desde segunda-feira, disse hoje à Lusa o meteorologista Carlos Ramalho.


"Vamos continuar com chuva contínua durante todo o dia de quinta-feira e também durante o dia de sexta-feira, e isto torna-se gravoso até porque desde segunda-feira que estamos com chuva praticamente sem parar em todas as ilhas dos Açores", disse o meteorologista Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sete ilhas dos Açores (Santa Maria, S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Faial, Pico e Graciosa) sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, por causa da chuva e do vento.

O mau tempo provocou esta noite um deslizamento de terras no Faial da Terra, no concelho de Povoação, ilha de S. Miguel, de que resultou um morto e dois desaparecidos.

Carlos Ramalho explicou que a chuva contínua se deve "a uma depressão a sudoeste do arquipélago com um sistema frontal associado que está estacionário sobre os Açores".

A intensidade da chuva não deverá aumentar, "mas como os terrenos já estão saturados, a situação torna-se um pouco perigosa porque vai continuar a chover", disse o meteorologista.

"Nas últimas seis horas, o local onde choveu mais foi na estação do Nordeste, na ilha de S. Miguel, onde desde as 19:00 de quarta-feira até à 01:00 de quinta-feira caíram 76 litros por metro quadrado", precisou.

Já as ilhas do grupo ocidental estão com aviso amarelo, tanto de precipitação, como de vento.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares