Nicolau Wallenstein, coordenador do curso, disse que a vinda dos estudantes cabo-verdianos está associação ao projecto da academia açoriana de apoio ao desenvolvimento da investigação vulcanológica naquele país africano de língua oficial portuguesa.
A Universidade dos Açores, localizada numa região em que os eventos sismovulcânicos constituem uma ocorrência regular, é o único estabelecimento de ensino superior português que dispõe de uma escola da especialidade, sendo procurada por alunos de várias universidades do país e do estrangeiro.
Para Nicolau Wallenstein, as manifestações vulcânicas observáveis nos Açores, em particular na ilha de S. Miguel, onde funcionam as aulas e os laboratórios de vulcanologia disponíveis, justificam a oferta universitária nesta área, acrescentando que alguns dos estudantes que concluem o mestrado acabam por se integrar em projectos universitários de investigação sismovulcanica desenvolvidos nos Açores.
Vulcanismo
Mestrado da Universidade dos Açores atrai estudantes estrangeiros
Cerca de metade dos alunos da sétima edição do mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, único da especialidade em Portugal, que arranca na próxima semana, são originários de Cabo Verde.
Autor: Lusa/AO online
