Açoriano Oriental
Médicos especialistas não vão à ilha das Flores há cerca de dois anos
O líder do CDS-PP nos Açores, Artur Lima, denunciou que há "cerca de dois anos" que os médicos especialistas não se deslocam à ilha das Flores, criticando a "política economicista" do Governo Regional.
Médicos especialistas não vão à ilha das Flores há cerca de dois anos

Autor: Lusa/AO online

 

"O Governo tem de pôr a mão na consciência e começar a fazer a deslocação de especialistas, particularmente em algumas áreas", frisou.

Artur Lima falava aos jornalistas em Santa Cruz das Flores, à saída de uma reunião com o conselho de administração da Unidade de Saúde de Ilha das Flores, realizada no âmbito de umas jornadas parlamentares do partido sobre acessibilidades e saúde.

Para o dirigente do CDS-PP e líder da bancada do partido no parlamento regional, a deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital "foi uma boa medida socialista", mas neste momento não existe "por teimosia e culpa do atual secretário [regional] da Saúde".

"As Flores são exemplo disso. Há mais de um ano, há cerca de dois anos, que estão sem deslocação de especialistas", denunciou.

Na ilha das Flores, Artur Lima considerou que "a neurologia é uma área fundamental", assim como a pediatria, que implica a deslocação de pai, mãe e filho, quando as crianças têm menos de quatro anos, o que "triplica a despesa".

"O senhor secretário [regional da Saúde] anda a cortar nos direitos dos doentes, para eventualmente esbanjar noutro sítio", acusou.

Depois de visitar o centro de saúde de Santa Cruz das Flores, Artur Lima defendeu um "forte investimento" do executivo açoriano em "cuidados continuados".

"Há a boa vontade do centro de saúde, mas é preciso que se aposte definitivamente nos cuidados continuados e parece que não há nada programado nesse sentido", frisou.

O líder regional centrista lamentou ainda que a telemedicina, prometida pelo executivo socialista "desde 1997", ainda não seja uma realidade e continue "numa fase experimental".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados