Açoriano Oriental
Marinha resgata 12 tripulantes de cinco veleiros
A Marinha Portuguesa resgatou 12 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar a 500 milhas a sul dos Açores, depois de um pedido de auxílio devido às condições meteorológicas adversas, com ondas de dez metros.

Autor: Lusa/AO Online

 

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Marinha Portuguesa, Paulo Vicente explicou que as autoridades receberam cinco pedidos de auxílio durante a madrugada e dia de quarta-feira, de embarcações que navegavam a cerca de 500 milhas náuticas (930 quilómetros) a sul do arquipélago dos Açores.

“Devido às condições meteorológicas muito adversas que estavam no oceano Atlântico, uma depressão cavada a cerca de 500 milhas a sul dos Açores, várias embarcações pediram auxílio, houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes, tendo os alertas começaram às duas da manha de ontem [quarta-feira], e prolongaram-se durante o dia”, explicou Paulo Vicente.

De acordo com o mesmo responsável, quatro dos resgates já terminaram, tendo sido evacuados todos os tripulantes, exceto um veleiro, cujo resgate está a ser efetuado por um navio com bandeira de Hong Kong.

Para já, e de acordo com a informação disponível, Paulo Vicente adiantou que não há feridos.

“A situação foi complicada, no meio do oceano, àquela distância, não há muitos meios que possam efetuar o salvamento. Houve vários navios que colaboraram, entre os quais o navio hospital espanhol 'Esperança del mar'. A ondulação estava com cerca de 10 metros e ventos de 50 a 80 nós. É muito complicado. Mas foi tudo concluído, aparentemente está tudo bem”, frisou Paulo Vicente.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa refere que a operação que envolveu o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) demorou cerca de 12 horas sob ventos na ordem dos 50 nós (cerca de 90 km/hora) e ondulação de 10 metros que “muito dificultaram a operação de resgate”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados