Açoriano Oriental
Marienses galardoados pelo seu trabalho e empenho no desporto
Pelo terceiro ano consecutivo, atletas, ex-atletas, dirigentes, associações e outros da ilha de Santa Maria foram distinguidos na área do desporto nas várias modalidades. Esta é também uma forma de incentivar e motivar os jovens marienses para a prática desportiva
Marienses galardoados pelo seu trabalho e empenho no desporto

Autor: Susete Rodrigues
Pelo terceiro ano consecutivo, a ilha de Santa Maria homenageou os seus atletas, dirigentes e outros que se distingirem ao longo do ano de 2007 pela sua dedicação ao desporto e dignificação da ilha de Gonçalo Velho.
João Fontes, José de Melo, Humberto Borges e Zeca Valente voltaram a organizar a gala que este ano contou com a maior parte dos apoios vindos de empresas da ilha de São Miguel - já que de Santa Maria foram poucos os que apostaram neste evento - e da Câmara Municipal de Vila do Porto.
David Reis foi a figura desportiva do ano: no seu currículo tem, entre outros registos, passagens pela Associação de Voleibol de São Miguel (2004) e actualmente é director técnico da Associação de Voleibol de Santa Maria.
David Reis foi campeão regional como treinador dos juniores masculinos do Clube ANA, formador no âmbito do projecto das Escolinhas do Desporto nas escolas primárias da ilha, levou recentemente o Clube Desportivo “Os Marienses” a vencer a Série Açores de Voleibol em seniores masculinos, ascendendo à 2ª Divisão - Zona Açores.
 Reis foi ainda seleccionador regional da equipa que representou os Açores nos Jogos das Ilhas deste ano e está à frente da selecção que irá participar na edição de 2010.
Entre as associações e clube marienses, destaque para Clube Naval de Santa Maria, Clube Motard, CD Escolar e AJISM.
No que diz respeito aos dirigentes que mais se destacaram e dinamizaram a ilha mariense, os homenageados foram: Márcio Puim, do Grupo Desportivo Gonçalo Velho; Domingos Barbosa, Clube ANA; Hélio Braga, CD Os Marienses; Durval Braga, GD de Valverde e Nuno Costa do CD Escolar.

Modalidades
As modalidade distinguidas na 3ª Gala do Desporto de Santa Maria foram o futebol, basquetebol, andebol, artes marciais, voleibol, atletismo, ginástica, hóquei em patins, desportos motorizados e tiro aos pratos.
Desta forma e tendo em conta que foram muitos os homenageados, destaca-se no futebol o queniano Armindo Cequeira, ex-atleta do Clube ANA; Vítor Lopes e Eduardo Graça, entre outros. Nos femininos, as homenageadas foram as atletas Ana Sousa e Elisa Furtado (a jogar no Boavista).
No basquetebol, referência para as homenagens a Eunice Figueiredo e Marta Bairos, entre outras ex-atletas, bem como para Sara Borges e Andreia Ferreira, estas atletas que representaram a ilha de Santa Maria em selecções regionais. No andebol, o ex-atleta Rui Patrício foi um dos distinguidos. Entretanto, foram oito os atletas que representaram a ilha de Santa Maria em selecções regionais no andebol.
Nas artes marciais destaque para a Escola de Karaté de Santa Maria e para os ex-atletas António Pacheco, João Batista e Natália Castanho.
No voleibol, foram homenageados ex-atletas e os que representaram a ilha em selecções regionais, nomeadamente João Batista, Gonçalo Cosme e Ângela Pimentel.
Hélio Bairos e Isidro Santos foram os árbitros marienses galardoados, bem como Alexandre Reis (voleibol).
No atletismo foram distinguidos atletas e monitores, na ginástica galardoaram ex-atletas.
Hóquei e desportos motorizados não foram esquecidos pela organização.
A Gala do Desporto de Santa Maria contou também com um capítulo dedicado a figuras póstumas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados