Manifestantes protestam contra PKK em Istambul

Cerca de 3.000 manifestantes protestaram esta segunda-feira em Istambul contra os curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um dia depois de 12 soldados turcos terem morrido em violentos combates com o PKK.


Os manifestantes - convocados pelo Partido republicano do povo (CHP, oposição social-democrata) e que se concentraram no bairro de Kadikoy, na margem asiática de Istambul - apelaram ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, para actuar sem demoras contra o PKK.

“Tayyip, envia o teu filho para o exército”, gritaram os manifestantes.

Cerca de 200 rebeldes do PKK, que se terão infiltrado, segundo os meios de comunicação social, a partir de território iraquiano, mataram 12 soldados na manhã de domingo.

Em resposta, o exército turco matou 32 separatistas nos confrontos, considerados os mais violentos dos últimos anos.

Esta nova escalada de violência na fronteira turco-iraquiana surgiu quatro dias depois de o parlamento turco ter dado «luz verde» a incursões militares turcas contra esconderijos dos rebeldes nas montanhas iraquianas.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares