Açoriano Oriental
Maia reconstitui antigos Cafuões de Palha para fins turísticos

Os cafuões são típicos da Maia. Representam um passado de pobreza, mas também a rica história da freguesia. Projeto da Casa do Povo e Junta de Freguesia vai reconstituir três cafuões onde será possível até pernoitar


Autor: Rui Jorge Cabral

A freguesia da Maia vai construir três Cafuões de Palha para habitação, recuperando a memória da freguesia com fins museológicos e turísticos. O projeto resulta de uma parceria entre a Casa do Povo, que vai ficar responsável pelos cafuões e a Junta de Freguesia da Maia, prevendo a reconstituição até ao início do próximo verão de três Cafuões de Palha da forma o mais aproximada possível daqueles que marcaram uma época de pobreza e necessidades na freguesia, mas também fazem parte da sua rica história.

Os Cafuões de Palha da Maia fazem lembrar as casas típicas de Santana, na ilha da Madeira, que tanto sucesso fazem junto dos turistas do arquipélago vizinho. Pois também nos Açores e mais concretamente na freguesia de Maia, havia uma casa típica com características parecidas, que se pretende agora potenciar para enriquecimento da história e do turismo da freguesia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados