Açoriano Oriental
SATA Rallye Açores
Magalhães domina mas lamenta situações estranhas
O actual líder do Campeonato de Portugal de Ralis não permitiu veleidades aos adversários e termina o segundo dia do SATA Rallye Açores com uma confortável vantagem de vinte e dois segundos para Fernando Peres
Magalhães domina mas lamenta situações estranhas

Autor: Arthur Melo

A dupla Bruno Magalhães - Mário Castro, em Peugeot 207 S2000, foi a vencedora no final da primeira etapa do SATA Rallye Açores, num dia em dominou a prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial.

O actual líder do Campeonato Nacional e campeão em título terminou o dia com uma vantagem de 22s5 sobre o segundo classificado, Fernando Peres - José Pedro Silva, em Mitsubishi Lancer EVO IX.

Curiosamente, o tricampeão de ralis dos Açores iniciou a sexta-feira a assumir a liderança da prova, após a conclusão de Feteiras-1 mas, após a primeira passagem por Sete Cidades, Magalhães impôs o seu ritmo e argumentos, saltando para a primeira posição que não mais largou.

Apesar da boa prova realizada e do espectáculo proporcionado, o piloto estranhou algumas situações que lhe sucederam ao longo de toda a prova, relatando o sucedido e dando conta da sua insatisfação aquando da chegada à última Assistência do dia.

"O dia correu-nos bem porque chegamos ao fim com o objectico cumprido. Mas houve situações extra-corrida que nos tem acontecido. Já nos colocaram pedras do tamanho de bolas no meio da estrada por duas ocasiões, quando outros pilotos não as apanham! Já me barraram a estrada com fitas em cruzamentos no interior do troço para ver se me enganava! Alguma coisa de estranho se está a passar e esperemos que amanhã isso não aconteça pelo que, obviamente, não posso estar satisfeito", disse o jovem piloto que ao longo do dia foi o mais rápido em quatro troços (Sete Cidades-1, Pico da Pedra-1, Feteiras-2 e Pico da Pedra-2)e por quatro ocasiões o segundo mais rápido em especiais.

O ataque e ritmo forte encetado no decorrer da segunda e terceira secção da primeira etapa permitiu ao jovem lisboeta cumprir os últimos três troços do dia mais calmamente, gerindo o andamento dos adversários, em concreto Peres que finaliza o dia em segundo depois de ter sido o mais rápido em três especiais (Feteiras-1, Marques-1 e Lomba da Maia/Achada das Furnas-1) e segundo mais rápido em quatro troços.

Apesar da desvantagem para o líder (22s5), Fernando Peres faz um balanço positivo do primeiro dia de prova onde "andamos o melhor que podíamos e sabemos. Era difícil fazermos mais do que aquilo que fizemos, estamos contentes pelo lugar que ocupamos e satiseitos por tudo o que foi feito", revela o actual líder do Campeonato dos Açores de Ralis que obtém, para esta prova, o equivalente a uma vitória à geral.

Para este sábado, o piloto portuense espera poder segurar o segundo posto, atendendo a que - confessa - alcançar Bruno Magalhães será uma tarefa difícil.

"Vamos tentar manter o nosso lugar. Sei que é praticamente impossível apanharmos o Bruno, só se houver um problema. Vamos esperar é que não hajam problemas com o nosso carro e que possamos chegar aqui amanhã num lugar honroso", perspectiva Fernando Peres.

Tranquilamente na terceira posição encontra-se Xavi Pons - Carlos del Barrio. O espanhol do Mitsubishi Lancer EVO IX, que foi o primeiro líder da prova após a Super Especial Grupo Marques - disputada na quinta-feira - perdeu o primeiro lugar para Peres nas Feteiras-1, caindo para o quarto posto e após os problemas de José Pedro Fontes - António Costa (Fiat Punto S2000) assumiu o lugar em que terminou o dia depois de travar interessante luta com Horácio Franco - Diogo Lima.

A dupla micalense que tripula idêntica viatura terminou o primeiro dia em quinto da geral mas esteve por momentos no último lugar do pódio (após Feteiras-2), envolvendo-se depois numa animada luta pelo quarto lugar com outros dois intervenientes: Enrique Garcia Ojeda e Vítor Pascoal, quarto e sexto classificados, respectivamente, no final da etapa.

Depois de ter estado em terceiro lugar, o português José Pedro Fontes caiu na classificação em Pico da Pedra-1 ao perder imenso tempo por via de ter encontrado parte do troço com pedras de um muro derrubado pelo campeão em título do IRC, na circunstância, Ojeda. Apesar do contratempo, o piloto do Punto S2000 encetou uma brihlante recuperação no decorrer da terceira e quartas secções, finalizando o dia em nono.

Na Fórmula 3, Carlos Costa finalizou o dia em primeiro, depois de Pedro Vale ter sido o líder durante algum tempo. Todavia, e por causa do acidente de Pedro Fins (capotou no início de Feteiras-2 com o seu Citroen C2 GT), a organização entendeu atribuir o tempo do último concorrente, situação que fez o piloto do Saxo Cup perder a liderança e que obrigou a um atraso na prova de quase quinze minutos.

Quanto à Fórmula 2, Abel Carreiro levou o seu Fiat Punto HGT até à primeira posição da classe, sendo que o segundo é o Toyota Corolla T-Sport de Gilberto Ferreira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados