Autor: Rui Jorge Cabral
Vinte e sete casais do Concelho da Madalena, na ilha do Pico, receberam esta semana Kits de Natalidade com produtos essenciais ao bem-estar do bebé, como fraldas, toalhitas, óleos e hidratantes, no âmbito do projeto “Madalena Bem Me Quer”, que já apoiou cerca de 300 famílias.
Conforme refere uma nota de imprensa, a entrega dos Kits de Natalidade foi feita pelo presidente da Câmara da Madalena, José António Soares e pelos vereadores municipais, numa iniciativa realizada com o objetivo de incentivar a natalidade, num dos concelhos com a mais alta taxa de nascimentos em todo o país.
A Madalena está inclusivamente entre os seis municípios portugueses que registaram, entre 2011 e 2021, um aumento no número de crianças até aos 14 anos à frente, por exemplo, de todos os concelhos da Região Norte de Portugal, da Madeira e dos Açores.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal da Madalena refere também que o projeto “Madalena Bem Me Quer”, criado em 2016, tem como objetivo o acompanhamento dos recém-nascidos nos primeiros dois meses de vida, sempre que solicitado pelos pais ou pelos seus representantes legais.
Este
programa integra a estratégia da Câmara da Madalena no sentido de
combater a desertificação demográfica, tendo registado um número
crescente de participantes ao longo dos últimos anos e contribuído para a
fixação de jovens na Madalena, juntamente com outras medidas como a
venda de lotes para habitação e a atribuição de bolsas de estudo.
A
Câmara Municipal da Madalena salienta ainda os projetos de conciliação
da vida familiar e profissional, através de iniciativas como as
Ludotecas, o “MadalenAventura”, o “Férias em Movimento” e as “Oficinas
de Verão”, que fomentam a ocupação de tempos livres dos jovens.