Açoriano Oriental
“Luz verde” para lançamento de foguetão em Santa Maria

Atlantic Spaceport Consortium recebeu autorização em falta para o primeiro lançamento de foguetão atmosférico, entre os dias 25 e 28, na janela temporal entre as 11h00 e as 14h00

“Luz verde” para lançamento de foguetão em Santa Maria

Autor: Nuno Martins Neves

A aventura espacial da ilha de Santa Maria está a dias do novo episódio, após a Atlantic Spaceport Consortium ter recebido luz verde das autoridades para o lançamento do primeiro foguetão atmosférico.

Esta é mais uma peça do sonho espacial dos Açores, que poderá tornar-se realidade até ao final do mês, na Malbusca, situado na freguesia de Santo Espírito, ilha de Santa Maria.

Na terça-feira, dia 17 de setembro, foi emitido um aviso à navegação do espaço aéreo de Santa Maria, a alertar para o lançamento do foguetão da Atlantic Spaceport Consortium, a partir da Malbusca, entre os dias 25 e 28, entre as 11h00 e as 14h00.

Este aviso indica que a atividade será coordenada pelo Conselho Consultivo de Operações e a Torre de Controlo do Aeroporto de Santa Maria.

Durante o período de autorização, as aterragens e descolagens no aeroporto mariense estarão suspensas, exceto em casos de aterragem de emergência ou evacuações médicas.

De acordo com o responsável máximo da Atlantic Spaceport Consortium, Bruno Carvalho, o lançamento do foguetão estará dependente das condições meteorológicas e do estado do mar.

Durante as últimas semanas, as máquinas têm trabalhado a todo o gás no local de lançamento do foguetão atmosférico, com o foguetão em si e todo o material necessário para a realização da operação em segurança a chegar à ilha por via marítima

De recordar que em agosto a Atlantic Spaceport Consortium assinou um protocolo de cooperação com a NAV Portugal, para garantir que  “as operações são realizadas em segurança, em coordenação com todos os utilizadores do espaço aéreo, permitindo que a informação flua entre todos”.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.