Açoriano Oriental
Entrevista
Luís Vasco Cunha - empresário do grupo José Tomás da Cunha & Filhos Lda, reconhecido como 16ª PME nacional

O Grupo José Tomás da Cunha & Filhos, Lda voltou a integrar o ranking nacional de PME Líder ocupando mais uma vez a décima sexta posição segundo a revista Exame. A pequena/média empresa terceirense nasceu em Dezembro de 1982 como empresa familiar e hoje estende-se ao continente português e conta com parcerias também com a Madeira.

É a décima vez que o grupo recebe o estatuto de "PME Líder".

Luís Vasco Cunha - empresário do grupo José Tomás da Cunha & Filhos Lda, reconhecido como 16ª PME nacional

Autor: Ao online

Açoriano Oriental- A empresa José Tomás da Cunha & Filhos, Lda está mais uma vez no ranking nacional das PME´s. Já esperava manter este estatuto?

Luís Vasco Cunha -O estatuto de "PME Líder" é algo que tínhamos consciência de manter, uma vez que cumprimos todos os requisitos necessários. Quanto ao ranking, é algo que não depende exclusivamente de nós e quanto melhor estiverem as empresas em geral, melhor será para nós, pois só podemos crescer se o mercado tiver um comportamento positivo. O bem dos outros é o nosso bem.

AO- Lideravam o panorama açoriano e agora estão em lugares de destaque no ranking nacional. Quando foi o verdadeiro salto?

A maior dificuldade para quem nasce numa ilha é, de facto, dar "o salto", e isso, sobretudo, por questões de ordem mental. O medo de perder o domínio das situações, pelo facto de a actividade estar fora do espaço de origem, é algo que nos faz construir muros que dificultam a saída da ilha. O nosso ponto de viragem dá-se em 2002 quando começamos a trabalhar na Madeira.

AO- Quando e em que circunstâncias nasceu esta empresa?

A empresa nasceu em Dezembro de 1982, como uma pequeníssima empresa familiar sem qualquer tipo de "know-how", sem estudos de mercado e sem subsídio algum. Começámos com uma loja de venda de mobiliário e artigos decorativos, numa Terceira vivia no auge da reconstrução pós sismo de 1980 e entendemos que havia espaço para uma loja que fizesse a diferença em vários aspectos: a localização foi fora do centro da Praia da Vitória, o horário alargado, funcionando 7 dias por semana e a gama de artigos diferenciada.

AO- Estamos a falar de uma empresa que "toca" vários ramos comerciais. Quais são?

Mantemo-nos fiéis às nossas origens, com a SUSIARTE Home, comercializando móveis e artigos decorativos, sector que é complementado por um Atelier de arquitectura de interiores.

Na área de electrodomésticos, representamos em Portugal o Grupo EXPERT, que engloba mais de 3500 lojas na Europa, cuja principal actividade é a distribuição de electrodomésticos e electrónica de consumo.

Criámos e gerimos o Fórum Terceira, onde temos a Bfashion, pronto-a-vestir, e a SUSIARTE Sports Fashion, moda desportiva.

A comercialização de ar condicionado, bombas de calor, salamandras e tudo o que se encontra relacionado com climatização e aquecimento de águas, é outro dos nossos pontos fortes.

O nosso departamento de Assistência Técnica comercializa peças e acessórios de diversas marcas e instala e repara todo o tipo de aparelhos, prestando serviço a várias marcas, sejam os produtos comercializados nas nossas lojas ou não.

AO- O que marcou estes últimos 12 meses em termos de atividades da empresa?

Em 2017, registámos uma quebra do volume de vendas de exportações, fechando o ano abaixo de 2016, mas registámos uma subida em todas as actividades em Portugal. Encerramos o primeiro semestre de 2018 com um crescimento substancial face aos anos anteriores.

Verdadeiramente marcante foi a recente abertura do Hotel Cruzeiro, na Terceira, por ser a primeira grande obra que foi totalmente concebida no nosso Atelier e em que todos os produtos foram fornecidos por nós, seja pela SUSIARTE Home, móveis, louças, atoalhados e roupas de cama, seja pela EXPERT, TV, solução de wi-fi, aquecimentos de águas e ar condicionado.

Paralelamente, abrimos em Ponta Delgada uma loja de marca SAMSUNG, em parceria com um cliente nosso e mais uma loja EXPERT bem no coração de Angra do Heroísmo.

AO- Qual é a real dimensão desta empresa?

Para nós é difícil ver as coisas em termos de empresa, pois somos um Grupo constituído por 4 empresas. Estamos presentes na Madeira e em Benavente, com distribuição de electrodomésticos, em Lisboa, com uma loja EXPERT, em São Miguel, com distribuição de electrodomésticos, uma loja EXPERT e outra SAMSUNG e, na Terceira, com as actividades no Fórum Terceira, Armazém de distribuição no Cabo da Praia, loja Vodafone,na Praia da Vitória, e loja EXPERT, em Angra do Heroísmo.

No global somos 127 pessoas empenhadas em fazer melhor a cada dia que passa.

AO- Quais são as ambições e projetos a curto prazo?

A nossa ambição é consolidar a nossa actuação, nos diversos segmentos, de forma a termos uma qualidade de serviço cada vez melhor. É fundamental que as nossas equipas se sintam confiantes e motivadas, tendo como exemplo o Bambú que é forte, mas verga, resistente, crescendo em lugares inóspitos e com dificuldades, e cheio de nós, sem "eus".

Muito em breve vamos ter activo o nosso Cartão Cliente que pretende premiar a colaboração dos nossos clientes e estamos a trabalhar na melhoria, e expansão, da nossa plataforma online.

Estamos sempre atentos às oportunidades que o mercado nos oferece e procuramos corrigir rotas sempre que encontramos obstáculos intransponíveis.

AO- Como é que a equipa tem recebido estes reconhecimentos nos últimos anos?

Com enorme satisfação e com a consciência de que estes reconhecimentos públicos são a face visível do trabalho do dia-a-dia em que o trabalho de cada membro da equipa é fundamental para o sucesso de todo o Grupo. Somos uma família em que o sangue que nos une é a satisfação e o orgulho do dever cumprido.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados