Luís Miguel Rego e José Janela carimbaram mais um título de campeões dos Açores de ralis, após a vitória alcançada no XLV Explore Santa Maria Rallye.
Na sexta prova pontuável para o Campeonato dos Açores de Ralis (CAR), o agora pentacampeão açoriano somou a sexta vitória consecutiva da temporada, resultado que lhe permitiu assegurar, com três provas ainda por disputar, mais um troféu para o seu já vasto palmarés, com um total de 168 pontos na classificação absoluta.
Tal como já tem vindo a habituar os amantes do automobilismo nas provas anteriores e ao longo da sua carreira, Luís Miguel Rego dominou a competição na “ilha do sol” do princípio ao fim. Ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2, o piloto liderou todas as nove classificativas, numa demonstração de consistência e rapidez que lhe permitiu manter-se sempre na frente da luta contra o cronómetro.
“Santa Maria e os marienses nunca desapontam. Saímos de alma cheia com uma vitória e o título de campeões dos Açores 2026 já assegurado. Obrigado a todos aqueles que nos apoiaram ao longo de toda a prova. Também estávamos a dar tudo por vocês. Um grande obrigado também ao José Janela e a toda a equipa da Rego Jr. Garage que esteve, como sempre, irrepreensível e a todos os nossos patrocinadores. Aqui tenho de deixar um agradecimento especial ao André Oliveira por toda a ajuda ao longo da semana. Vamos festejar o campeonato, descontrair um pouco, mas as corridas continuam. A Volta à Ilha já aí está, na próxima curva”, referiu através de uma publicação nas suas redes sociais.
No final das nove classificativas, Luís Miguel Rego terminou com uma vantagem de 3m09s5 sobre Pedro Câmara, que assegurou o segundo lugar da geral e, simultaneamente, a vitória entre os concorrentes das 2 Rodas Motrizes (2RM), ao volante de um Opel Corsa Rally4. Max Salvador, em Mitsubishi Lancer Evolution IX (CT9) e a correr em casa, completou o pódio da classificação geral.
Nas 2RM, o jovem de 19 anos terminou com uma vantagem de 33s5 sobre Rafael Botelho - segundo classificado e quarto da geral - resultado que permitiu Pedro Câmara regressar à liderança das 2RM no campeonato dos Açores.
O XLV Explore Santa Maria Rallye foi a terceira prova pontuável para o Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores, e Pedro Câmara voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, seguido de André Oliveira, segundo (e terceiro nas 2RM), e Gustavo Silva, terceiro, ambos em Peugeot 208 Rally4.
