Banca

Lucro do BCP cai 64,8% até Setembro

Lucro do BCP cai 64,8% até Setembro

 

Lusa/AOonline   Economia   28 de Out de 2008, 16:41

O lucro do BCP até Setembro caiu 64,8 por cento para 142,1 milhões de euros, face igual período do ano passado, divulgou o banco, ficando aquém do esperado pelos analistas.
A média dos analistas contactados pela Lusa apontava para um resultado líquido de 147 milhões de euros, pelo que o valor saiu abaixo do antecipado.

    Excluindo o impacto da posição do BCP no BPI (9,9 por cento), o lucro baixou 28 por cento para 345 milhões de euros, de acordo com as contas hoje divulgadas em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

    O banco liderado por Santos Ferreira justifica que o resultado alcançado foi "fundamentalmente determinado pelos menores resultados em operações financeiras, reflectindo instabilidade dos mercados de capitais".

    Os resultados líquidos da actividade internacional do BCP, por sua vez, cresceram 18 por cento face ao período homólogo de 2007, excluindo o impacto da operação na Roménia iniciada em Outubro de 2007.

    A margem financeira aumentou 11 por cento no período, para 1,276 mil milhões de euros.

    As imparidades de crédito (líquidas de recuperações) situaram-se nos 340,6 milhões de euros, "tendo sido influenciadas simultaneamente pelo crescimento do volume de crédito a clientes e pelo menor nível de recuperações de crédito face ao período homologo de 2007", refere o BCP.

    No período, os recursos totais de clientes cresceram 9 por cento e o crédito concedido a clientes aumentou 13 por cento, com o crédito a empresas e o crédito hipotecário a crescerem também 13 por cento.

    As acções do BCP encerraram hoje na bolsa de Lisboa a cair 1,7 por cento para 0,86 euros.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.