Açoriano Oriental
LREC promove formação em Hidráulica e Obras Marítimas

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, a 6 e 7 de outubro, a realização de uma ação de formação subordinada ao tema “Hidráulica e Obras Marítimas”.

LREC promove formação em Hidráulica e Obras Marítimas

Autor: AO Online/ GaCS

A formação, integrada no Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT) do LREC para 2020, estava inicialmente prevista para março, mas foi reagendada em consequência do contexto de pandemia.

A abordagem a esta temática, que se constitui como uma das novidades do PDCCT 2020, ficará a cargo de António Trigo Teixeira, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e terá uma duração total estimada de 12 horas, repartidas em dois dias de formação.

Visando providenciar aos participantes competências que lhes permitam uma atuação técnica fundamentada no domínio da hidráulica e obras marítimas, a formação será lecionada a um nível mais introdutório, contribuindo para a consolidação de conhecimentos e aprendizagem de novos aspetos relativos ao tema.

As obras marítimas são estruturas sobre as quais se assume grande risco na fase de projeto, devido ao grau de incerteza associado às solicitações a que estão expostas e às caraterísticas dos materiais utilizados na sua construção.

Nesse sentido, o dimensionamento e a manutenção das obras marítimas torna-se um assunto relevante.

Repartido em dois dias, o programa do curso prevê para o primeiro dia o enfoque na hidráulica marítima, e tratará das ações a ter em conta na conceção e dimensionamento de obras marítimas, nomeadamente a meteorologia, as correntes, as ondas, as marés e o transporte sedimentar.

O segundo dia será dedicado ao estudo da conceção e dimensionamento de obras marítimas, que incluirão obras de proteção costeira e obras de abrigo.

Tendo em conta a relevância do tema para a Região e das medidas de prevenção adotadas, o curso será transmitido em tempo real para todas as ilhas dos Açores, sendo possível assistir à formação através da participação virtual e intervir com questões e dúvidas.

Como resposta a possíveis alterações da atual situação pandémica, e caso surjam fatores que impossibilitem a vertente presencial do curso, este poderá ser transferido e realizado em formato exclusivo online.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados