Açoriano Oriental
Líder do Governo Regional enaltece trabalho de Bispo de Angra e Ilhas dos Açores

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu o trabalho de D. João Lavrador enquanto bispo de Angra e Ilhas dos Açores, numa altura em que o sacerdote está de saída para Viana do Castelo.

Líder do Governo Regional enaltece trabalho de Bispo de Angra e Ilhas dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Foi bom ter D. João Lavrador com a sua preocupação na diocese (…) de ter sempre uma palavra para fazer do seu legado uma missão ao serviço dos mais carenciados e do povo açoriano”, declarou Bolieiro.

O presidente do Governo Regional (PSD, CDS-PP, PPM) falava aos jornalistas na sede da Presidência, em Ponta Delgada, após uma reunião com D. João Lavrador, para marcar a despedida do bispo da diocese açoriana.

D. João Lavrador chegou à região em 2015 como bispo coadjutor e no ano seguinte assumiu funções enquanto bispo de Angra e das Ilhas dos Açores.

Em setembro, o papa Francisco nomeou João Lavrador como novo bispo de Viana do Castelo, para substituir D. Anacleto Oliveira, que faleceu em 2020.

Bolieiro considerou que o ainda governador da diocese açoriana “compreendeu bem” a “devoção religiosa da açorianidade” e as “tradições do povo” açoriano.

“Teve sempre uma palavra, para além das nossas tradições e crenças religiosas, não apenas para as nossas ilhas, porque compreendeu bem a nossa açorianidade também no que diz respeito à diáspora”, acrescentou.

D. João Lavrador, de 65 anos, disse querer saudar todos os açorianos que fizeram do arquipélago a sua “casa”.

“Sinto realmente uma aprendizagem. Sinto saudade. Sinto já aquela resistência para a mudança, mas a minha missão é assim. No momento em que o santo padre achou que devia ir para outras fronteiras, pois a minha palavra é sim”, declarou.

O bispo católico disse que parte “muito mais rico” devido à “aprendizagem” que teve no arquipélago.

"Parto muito mais rico. Parte mais rico em cultura, parte rico em amizade, parte rico neste sentido de uma sociedade que tem vitalidade e que nos envolve e que quer caminhar com tradições religiosas e culturais. Vou rico de humanidade de todos os açorianos”, concluiu.

D. João Lavrador vai tomar posse na diocese de Viana de Castelo a 27 de novembro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados