Leilão de quadros feitos por crianças do IPO

Quadros realizados por crianças do Instituto Português de Oncologia vão ser leiloados sábado e o valor obtido no leilão reverte para o financiamento da investigação na área da Oncologia em Portugal, anunciou a Associação Viver a Ciência.


As 13 telas e 27 ilustrações foram realizadas por crianças do IPO em ateliês de arte e ciência no âmbito do projecto Simbiontes, daquela associação.

As obras estarão expostas até ao Natal no Chiado Plaza, em Lisboa, e o leilão será apresentado pela actriz Paula Lobo Antunes. A madrinha do projecto, Mercedes Balsemão, também estará presente.

O valor obtido com a venda/leilão dos originais reverte para o financiamento da investigação básica na área da Oncologia em Portugal, sendo a gestão dos fundos da responsabilidade da Associação Viver a Ciência.

No dia do leilão estará ainda à venda um livro pedagógico de divulgação científica produzido pela equipa que acompanhou as crianças. O livro tem como contexto as personagens e os habitats do conto "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen.
PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal