Açoriano Oriental
Discussão do Programa do Governo
Lei de Finanças Regionais deve manter diferencial fiscal entre região e resto do país
A revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas deve manter o "atual diferencial fiscal" entre as regiões e o resto do território nacional, defendeu esta terça-feira o vice-presidente do Governo açoriano, Sérgio Ávila.
Lei de Finanças Regionais deve manter diferencial fiscal entre região e resto do país

Autor: Lusa/AO online

O governante, que falava na Assembleia Legislativa dos Açores durante o debate do programa do governo para os próximos quatro anos, entende também que os critérios para as transferências de verbas do Estado para as regiões autónomas não devem ser alterados.

"A manutenção do atual diferencial fiscal da região para o resto do território nacional e dos critérios de transferências orçamentais é um domínio em que a atual lei se deve manter sem qualquer alteração", insistiu Sérgio Ávila, acrescentando que estes são elementos essenciais para assegurar o enquadramento económico e financeiro do arquipélago.

Na sua opinião, a revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas "deve restringir" a sua atualização à introdução de novas regras de equilíbrio orçamental e de endividamento das regiões e à clarificação das regras de transferências de impostos para as regiões, designadamente o IVA (imposto sobre o valor acrescentado).

Sérgio Ávila assegurou também que a região tem estado a participar no grupo de trabalho criado para a revisão desta lei e adiantou que o Governo dos Açores concorda com as propostas de alteração que foram já apresentadas.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.