Autor: Arthur Melo
A melhor jogadora portuguesa de basquetebol de todos os tempos, Ticha Penicheiro, foi esta segunda-feira homenageada pela Câmara Municipal da Lagoa, Clube Operário Desportivo e Associação Juvenil Clube Operário Desportivo.
A jogadora, que a partir do próximo mês de Dezembro vai representar o CSKA de Moscovo,Rússia, encontra-se em São Miguel a gozar um período de férias, aproveitando a ocasião para rever uma amiga de infância, Claudemira Cação, que desempenha as funções de treinadora de basquetebol no clube fabril.
Aproveitando a estada da atleta que já foi campeã nacional de Portugal (1999 pela União Desportiva Santarém), Polónia (2000 e 2001 pelo Polharma VBW Clima), França (2005, Valenciennes), Rússia (2007, Spartak Moscovo), bem como campeã da WNBA (2005, Sacramento Monarchs), o clube e a autarquia juntaram-se numa homenagem simples mas carregada de simbolismo, até porque não é todos os dias que uma desportista com um rico e vasto palmarés, referência nacional do basquetebol, vem aos Açores.
Natural da Figueira da Foz, Patrícia Nunes Penicheiro recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal da Lagoa, João Ponte, um conjunto de chá em barro da Cerâmica Vieira e lembranças de Gilberto Branquinho, presidente do Operário e de Gilberto Borges, responsável pelo Departamento de Basquetebol do clube fabril.
Ticha Penicheiro vai estar terça-feira, a partir das 18h30, no Pavilhão da Escola Secundária da Lagoa, num convívio desportivo com muitas crianças micaelenses, finalizado por uma sessão de autógrafos.
Pode ler o resto da notícia na edição impressa do "Açoriano Oriental" de terça-feira, dia 9 de Outubro