Açoriano Oriental
Lagarde diz que há motivos para preocupação com economia mundial
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que "há razões para preocupação" com a economia mundial, afetada pela desaceleração na China e pela provável subida das taxas de juro nos Estados Unidos.
Lagarde diz que há motivos para preocupação com economia mundial

Autor: Lusa/AO Online

"Há razões (...) para preocupação. A perspetiva de uma subida das taxas de juro nos Estados Unidos e o abrandamento na China alimentam uma incerteza e uma maior volatilidade dos mercados", declarou Lagarde num discurso em Washington.

A dirigente apontou igualmente uma "nítida desaceleração" do comércio mundial e a "queda rápida" dos preços das matérias-primas, que penalizam as finanças dos países emergentes que as exportam.

Os progressos económicos alcançados por esses países parecem agora "ameaçados", disse Lagarde, dias antes da abertura da assembleia anual do FMI, que este ano se realiza em Lima, capital do Peru.

A responsável não revelou as novas previsões mundiais do FMI que serão divulgadas nessa ocasião, mas referiu que o crescimento económico global deve ser este ano "mais fraco" do que em 2014.

No discurso, Largade manifestou-se particularmente preocupada com o impacto de uma próxima subida das taxas de juro do banco central norte-americano, que estão próximas de zero desde finais de 2008.

Segundo Lagarde, essa mudança poderá levar os investidores a retirarem os fundos dos países emergentes para os Estados Unidos, com uma valorização ainda maior do dólar, quando muitas empresas têm as suas dívidas em dólares.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados