Açoriano Oriental
José Carlos Mendes apresentou candidatura em Santa Cruz das Flores
O socialista José Carlos Mendes apresentou na terça-feira à noite a sua candidatura à câmara de Santa Cruz das Flores nas autárquicas deste ano, prometendo

Autor: Lusa/AO Online

José Carlos Mendes ocupa desde outubro passado o cargo de presidente da câmara de Santa Cruz das Flores, substituindo Manuel Pereira, que ganhou as eleições locais de há quatro anos.

“Não quero a grandeza do cargo, quero sim a oportunidade de continuar a fazer mais e melhor todos os dias”, afirmou José Carlos Mendes, na apresentação da candidatura, em Santa Cruz das Flores, que contou com a presença do presidente do PS/Açores e do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

José Carlos Mendes disse ter “ideias, vontade e energia” para desempenhar o cargo, destacando conhecer “ao pormenor” as quatro freguesias do concelho, “as suas carências e dificuldades”, económicas e sociais, “relativamente às famílias e às pequenas empresas, estas responsáveis por largas dezenas de postos de trabalho”.

O candidato socialista considerou assim “fundamental” ajudar agricultores, pescadores, comerciantes e empresários e tentar fixar pessoas no concelho, sublinhando ainda que não deixará “ninguém para trás” e que “as pessoas estão primeiro”.

José Carlos Mendes prometeu “continuar a manter as taxas do IMI nos valores mínimos” e “a praticar a mais baixa tarifa de água da região e do país”.

Neste discurso de candidatura, fez ainda um balanço deste mandato socialista à frente deste município da ilha das Flores, destacando a obra feita a nível de rede viária, no setor das águas, no saneamento básico, na educação, na habitação ou na ação social.

Por outro lado, destacou que a câmara “tem uma situação financeira equilibrada e saudável”, sendo a terceira do país a pagar em menos tempo aos fornecedores (três dias, em média).

José Carlos Mendes citou ainda estudos que consideram este concelho das Flores o 18.º oitavo a nível nacional, e o primeiro dentro dos Açores, “com melhor qualidade de vida”.

Porém, acrescentou, “muito há ainda a fazer” para atingir “o patamar de desenvolvimento” ambicionado por “todos”, comprometendo-se a dar o seu melhor para enfrentar os próximos desafios.

Antes, o líder do PS/Açores tinha elogiado a “experiência” e “sensibilidade social” de José Carlos Mendes para justificar a decisão do partido para o candidatar à autarquia de Santa Cruz das Flores.

Vasco Cordeiro considerou que nas próximas autárquicas, por causa da “conjuntura”, não estão em causa “meras” eleições locais, mas a escolha de projetos e pessoas “capazes de definir prioridades” e de as concretizar.

Para o presidente do PS/Açores, é preciso responder “às necessidades das pessoas” e “criar condições”, nas autárquicas, para “um grande movimento em torno dos Açores”, que responda a “três grandes desafios”: promoção do emprego, sobretudo do emprego jovem, apoio às famílias e dinamização da economia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados