Açoriano Oriental
Jornais norte-americanos falam em triunfo surpreendente e chocante de Trump
O "triunfo", "contra todas as probabilidades", do candidato republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais nos Estados Unidos figura entre os destaques na imprensa norte-americana.

Autor: Lusa/AO Online

“Trump triunfa” era o título principal da edição ‘online’ do The New York Times, exatamente o mesmo adotado pelo The Washington Post, pouco após serem conhecidos os resultados provisórios das eleições.

Já o Los Angeles Times escrevia na sua página na Internet: “Donald Trump ganha a presidência, reivindicando vitória após candidatura inortodoxa”; enquanto o Chicago Tribune destacava: “Trump reivindica vitória nas eleições presidenciais, [e] diz que Clinton ligou a reconhecer” a derrota.

A imprensa norte-americana destaca ainda, em títulos secundários, que “os republicanos mantêm controlo do Senado” – como o The New Tork Times – “batendo as probabilidades”, como escreve o Los Angeles Times, ao acrescentar ainda que assim “o partido [republicano] está à beira de controlar um governo unido”.

Os jornais falam ainda de uma “surpreendente” reviravolta, com o The Washington Post a notar que “uma campanha traumática produz um final chocante, com Trump vitorioso”.

Nesta linha, o mesmo jornal dedica um outro artigo sobre “como Donald Trump arrancou uma tirada de proporções cataclísmicas e históricas”.

A reação dos mercados financeiros – que afundaram em todo o mundo – também está em destaque na imprensa norte-americana.

Já o canal de televisão CNN destacava no seu 'site' “É Trump”, falando em “repúdio” do sistema político, enquanto a Fox News escrevia “Reclamar o destino do nosso país”, com o subtítulo “Trump vence a presidência, derrotando Clinton num viragem eleitoral histórica”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados