Açoriano Oriental
Jornadas Parlamentares do PSD começam hoje
As Jornadas Parlamentares do PSD/Açores que decorrem a partir de hoje na ilha de S. Jorge vão analisar as políticas de coesão implementadas pelo executivo regional socialista e discutir o "desenvolvimento harmónico" do arquipélago.

Autor: Lusa/AO online

O líder parlamentar do PSD/Açores, Duarte Freitas, disse  que o Plano Regional de Coesão dos Açores (PECA) recentemente apresentado pelo governo açoriano, não é mais do que o “reconhecimento da incapacidade e incompetência" do executivo regional em matéria de políticas de coesão.

“É o reconhecimento de um estrondoso falhanço destes 16 anos de governação, que os próprios Censos reconhecem e que as pessoas sentem ilha a ilha”, frisou, acrescentando que, mais do que “tocar na ferida”, é preciso agora “encontrar soluções”.

Para Duarte Freitas, a alternativa às "falhadas" políticas de coesão do executivo regional socialista passa por “recuperar a lógica do desenvolvimento harmónico” do arquipélago, ou seja, “nenhuma ilha deve esperar pelas outras, mas também nenhuma ilha deve ficar para trás”.

O líder parlamentar do PSD/Açores criticou ainda a sociedade Ilhas de Valor, criada pelo Governo Regional para gerir os investimentos nas ilhas da coesão (Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Flores e Corvo), considerando que se transformou num “instrumento de resolução de problemas financeiros de alguns setores do governo”.

As Jornadas Parlamentares do PSD/Açores, que decorrem até sexta-feira, incluem um colóquio sobre transporte marítimos de passageiros, que será presidido pela líder regional do partido, Berta Cabral, e contará com a presença do presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, João Carvalho.

Durante as jornadas, subordinadas ao tema 'Desenvolvimento Harmónico', os deputados regionais social-democratas vão também reunir-se com diversas instituições de S. Jorge para aprofundar o conhecimento da realidade social e económica da ilha.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.