Jardim diz estar de saída mas tem legitmidade para apresentar orçamento

O presidente do Governo da Madeira defendeu que, embora tenha anunciado que apresentará a sua demissão a 12 de janeiro, o executivo insular tem legitimidade para apresentar o Orçamento e Plano da região para 2015.


 

“Neste momento, o governo tem toda a legitimidade para apresentar o orçamento, encontra-se no uso dos seus plenos direitos e vai usá-los até 09 janeiro e Assembleia Legislativa da Madeira tem toda a legitimidade para aprovar” os projetos, declarou Alberto João Jardim.

Jardim respondia assim ao deputado do PCP-M, Edgar Silva, que no início da sessão plenária do parlamento madeirense destinada à discussão dos projetos de Orçamento e Plano da região para 2015, defendeu que o executivo regional, após o anúncio de demissão para 12 de janeiro, de acordo com a lei "está limitado a atos de gestão”.

“Apresentar Orçamento e Plano não é um ato de gestão”, declarou o deputado comunista, argumentando não estarem “criadas as condições políticas, constitucionais e estatutárias para discussão” dos projetos, pelo que recorreu para plenário para inviabilizar os trabalhos, tendo a sua iniciativa sido rejeitada com os votos contra do PSD, abstenção do PS e CDS e contra do PCP, MPT, PND e MPT.

Edgar Silva considerou “um ato de irresponsabilidade” o facto de Jardim ter apresentado a sua demissão e insistir na apresentação do orçamento regional.

“O governo anunciou a sua demissão pelos motivos sobejamente conhecidos e entra em gestão a partir do momento em que é aceite sua demissão, pelo que até essa segunda-feira [12 janeiro] está em plenos poderes”, sublinhou Alberto João Jardim.

O governante madeirense defendeu ser necessário apresentar o orçamento para a região, porque enquanto fica à espera de um novo executivo, não ter de “viver muitos meses em duodécimos e perder muitos fundos europeus”.

“Estou a dizer isto em termos de cumprir a lei, não tenho sequer interesse político, porque não serei eu a ter de governar com duodécimos”, disse Jardim.

A Assembleia Legislativa da Madeira começou hoje a discutir o Orçamento Regional para 2015, no valor de 1.633 mil milhões de euros, e um Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), no montante de 559,8 milhões de euros.

Este é o último orçamento apresentado pelo governo madeirense do PSD liderado por Alberto João Jardim.

Esta é uma das poucas sessões plenárias que conta com a presença de todos os elementos do executivo insular e de Alberto João Jardim.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP