Açoriano Oriental
Itália avança e França cai sem glória
A campeã do Mundo Itália conseguiu hoje um lugar nos quartos-de-final do Euro2008 após vencer a França por 2-0 no Grupo C e beneficiar da derrota da Roménia pelos mesmos 2-0 com a já apurada Holanda.
Itália avança e França cai sem glória

Autor: Lusa / AO Online
A selecção dos Países Baixos fez assim o pleno de nove pontos, imitando a Croácia no Grupo B, seguida da Itália com quatro, Roménia com dois e a vice-campeã mundial França com apenas um.

    Sábado a Holanda vai defrontar o segundo classificado do Grupo D (Rússia e Suécia disputam, entre si, o lugar), enquanto domingo a Itália vai jogar com a Espanha.

    Em Zurique, a Itália cedo percebeu que a sorte estava do seu lado frente a uma azarada França: primeiro foi o perigoso Ribery (10 m) a sair por lesão e depois Abidal (24 m) foi expulso quando travou Luca Toni por trás e cometeu penalti que Pirlo converteu.

    A França regressou mais ousada após o descanso, mas rendeu-se ao segundo tento transalpino: De Rossi (62 m) disparou de livre e Thierry Henry desviou na barreira, enganando involuntariamente o guarda-redes Coupet.

    A Itália começou mal o Europeu, mas terminou a fase de grupos da melhor forma, apurando-se para os "quartos" ao vencer a reedição da final do Mundial2006, que já tinham ganho no desempate por penaltis.

    Por outro lado, colocaram fim a 30 anos de insucesso perante a França, uma vez que a sua última vitória sobre os gauleses, excluindo decisões no desempate por grandes penalidades, remonta ao Mundial de 1978, na Argentina.

    A Roménia chegou à derradeira jornada a depender apenas de si própria, mas não teve classe para construir a sua própria sorte frente a uma habitualmente arrasadora Holanda, mas que hoje - sem nove dos habituais titulares - foi mais macia do que contra Itália (3-0) e França (4-1).

    Os pupilos de Victor Piturca, que no apuramento para o Euro2008 ganharam o grupo que incluía a Holanda, sem sofrer qualquer golo do seu adversário, foram impotentes para travar o melhor futebol da "laranja" que hoje foi menos mecânica, nitidamente em descompressão após exibições de sonho frente aos finalistas do Mundial2006.

    Das várias oportunidades criadas, apenas duas foram concretizadas pela equipa de Marco Van Basten, que marcou nove golos em três jogos, quando na fase de apuramento apenas fez 15 em 12 desafios.

    Estrela do Europeu sub-21 de Portugal em 2006, o jovem Klaas-Jan Huntelaar (54 m) abriu o activo ao desviar com sucesso um cruzamento da esquerda, que tinha passado por dois companheiros.

    Perante um adversário impotente para reagir, aos 87 Van Persie, o mais inconformado dos holandeses, sentenciou a partida na área: recebeu de peito, evitou um defesa e fuzilou as redes (2-0), terminando de vez com o já frágil sonho romeno.

    Até ao momento, para os quartos-de-final estão confirmados os jogos Portugal-Holanda (quinta-feira), Croácia-Turquia (sexta-feira), Holanda-Rússia/Suécia (sábado) e Espanha-Itália (domingo).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados