Açoriano Oriental
Irão e potências mundiais alcançaram acordo sobre nuclear, dizem diplomatas
O Irão e as potências mundiais conseguiram fechar um acordo sobre o programa nuclear iraniano, reunidos hoje em Viena, segundo informaram diplomatas citados pela agência russa TASS e pela francesa AFP.

Autor: Lusa

“Chegaram a um compromisso em todos os aspetos. Dentro de muito pouco [tempo] as partes vão anunciar os resultados”, especificou um diplomata europeu, citado pela agência noticiosa russa.

Um diplomata próximo das negociações, que não é identificado, disse também à agência AFP que “o acordo foi concluído”.

A última sessão plenária entre o Irão e o chamado Grupo 5+1 – os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha – tem início às 08:30 locais (09:30 em Lisboa) na sede da ONU em Viena.

O derradeiro encontro no quadro das negociações sobre o complexo dossiê vai ser seguido de uma conferência de imprensa.

O Irão e o Grupo 5+1 têm vindo a negociar um acordo duradouro que garanta que Teerão não tenta obter uma bomba atómica recebendo como contrapartida um levantamento das sanções económicas que lhe foram impostas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países envolvidos nas negociações procuraram ao longo dos últimos 18 dias de intensas conversações em Viena chegar a um consenso para fechar este histórico acordo.

O Presidente iraniano, Hasan Rohani, afirmou hoje que a conquista de um acordo será “um triunfo da diplomacia” e servirá como um “bom começo” para novas relações internacionais.

Numa mensagem através da rede social Twitter, proibida no Irão, mas cujos líderes usam com frequência, Rohani realçou ainda que espera que o acordo que se ultima na capital austríaca, figure como um instrumento que coloque termo a uma época de “exclusão e coerção” nas relações entre países.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados