Açoriano Oriental
IPMA eleva para laranja aviso de vento no grupo Central dos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso emitido para o grupo Central dos Açores devido ao vento, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora, devido à depressão Olivia.

IPMA eleva para laranja aviso de vento no grupo Central dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, a delegação do IPMA nos Açores explica que "a influência da depressão Olivia está já a fazer-se sentir no grupo Ocidental com a ocorrência de precipitação".

De acordo com o IPMA, prevê-se que a depressão Olivia "provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora nos grupos Ocidental e Central".

"Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação por vezes forte, mais frequente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central", lê-se na nota de imprensa divulgada esta manhã. Durante o dia de hoje a precipitação motiva um aviso amarelo nestas sete ilhas.

É ainda esperada agitação marítima, com ondas de altura significativa que poderão chegar aos sete metros no grupo Ocidental e aos seis metros no grupo Central.

Para as ilhas dos dois grupos o IPMA emitiu também avisos amarelos devido à agitação marítima, entre as 11h00 de hoje e as 05h00 de quinta-feira.

O instituto adianta ainda que "a superfície frontal fria associada a esta depressão provocará também um aumento da intensidade do vento no grupo Oriental" (São Miguel e Santa Maria), "com rajadas que poderão atingir os 85 quilómetros por hora, períodos de chuva e ondas com altura significativa até cinco metros".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados