Macau

Inflação atinge quase 8% nos 12 meses até Julho

 Inflação atinge quase 8% nos 12 meses até Julho

 

LUSA/AO   Economia   21 de Ago de 2008, 11:55

A taxa de inflação em Macau atingiu 7,99 por cento nos 12 meses terminados em Julho quando comparado com o período homólogo imediatamente anterior, revelam estatísticas oficiais divulgadas no território.
    Segundo os dados oficiais, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou um aumento de 9,03 por cento nos primeiros sete meses deste ano face ao período homólogo de 2007.

    O aumento do IPC registado em Macau é potenciado, de acordo com os dados revelados para Julho, pela subida de 19,97 por cento dos preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, de 14,56 por cento na saúde e de 12,70 por cento nos transportes.

    Depois de um longo período de deflação que se manteve até 2004, Macau tem vindo a registar aumentos consecutivos dos preços no consumidor tendo a subida dos preços sido fixada em 5,57 por cento em 2007, mais 0,37 pontos percentuais do que o registado em 2006.

    Para combater o fenómeno da inflação e fazer baixar a taxa em cerca de 0,3 por cento, os deputados à Assembleia Legislativa de Macau aprovaram recentemente uma proposta governamental de alteração à tabela do imposto de consumo que acaba com taxas sobres combustíveis e algumas bebidas alcoólicas.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.