Açoriano Oriental
Ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores sob aviso meteorológico amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo inicialmente previsto para as Flores e Corvo, nos Açores, devido à previsão de chuva e trovoada, às ilhas do grupo Central, segundo informação publicada no site.
Ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores sob aviso meteorológico amarelo

Autor: Lusa/AO Online

 

Desta forma, o aviso amarelo que teve início às 22:00 locais de segunda-feira (23:00 em Lisboa) para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores está em vigor até às 16:00 de hoje e mantém-se até às 06:00 de quarta-feira para as ilhas da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo ativado na noite de segunda-feira para as Flores e o Corvo foi motivado por “uma depressão em fase de ‘cavamento’”.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Como habitualmente, a Proteção Civil recomenda, entre outras medidas, especial cuidado na circulação junto da orla costeira, a desobstrução dos sistemas de escoamento e a fixação de estruturas soltas, como andaimes e placards.

O IPMA prevê para hoje para o grupo Ocidental períodos de céu muito nublado, chuva e aguaceiros pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, descida acentuada da temperatura e vento norte forte, com rajadas até quilómetros por hora.

No grupo Central preveem-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, descida da temperatura, períodos de chuva e aguaceiros a partir da tarde e vento fraco, tornando-se moderado de norte.

O IPMA prevê para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros e vento norte fraco a bonançoso, rodando para oeste.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados