Açoriano Oriental
Eleições Legislativas
Hélio Costa mandatário da lista do PS/Terceira às próximas eleições legislativas

 Hélio Costa é o mandatário da candidatura do Partido Socialista da ilha Terceira às próximas eleições legislativas. Motorista de profissão, Hélio Costa tem 65 anos e é uma personalidade de reconhecido destaque na cultura terceirense.

Hélio Costa mandatário da lista do PS/Terceira às próximas eleições legislativas

Autor: Lusa/AO Online

Figura central do carnaval terceirense, Hélio Costa tinha 8 anos quando participou pela primeira vez num Bailinho de Carnaval. Desde 1962 que continua ligado às manifestações carnavalescas, participando em Danças de Espada, Danças de Pandeiro, Bailinhos e Comédias, quer como dançarino, quer como músico e como ator. É patrono do Museu do Carnaval da Ilha Terceira, refere comunicado.

Enquanto autor, estreou-se em 1985 e, desde então, já escreveu 1.305 enredos para Danças de Carnaval, apresentadas em palcos açorianos, mas também nos Estados Unidos da América e no Canadá. Dez anos depois dessa estreia, foi convidado pelo Grupo de Carnaval Cultural Português de São José, na Califórnia, para ser o autor e personagem numa Dança de Pandeiro. Hélio Costa também escreveu obras para Marchas Populares e para Pezinhos do Divino Espírito Santo.

A 6 de Outubro de 2003 lançou o seu primeiro livro intitulado: Hélio Costa Autor do Carnaval dos Bravos. Quatro anos depois lançava o seu segundo livro - “Lava de Sentimentos” – e em 2011 saía a sua terceira obra, intitulada “Da Janela do meu Peito”.

O mandatário do PS/Terceira às eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores terminou a sua atividade como organizador de Danças de Carnaval, em 1996, com a Dança de Pandeiro “A voz das Estátuas”. No entanto, em 2007 participou, a convite do Centro Comunitário Grupo Amigos da Terceira Inc., no Primeiro Congresso de Carnaval, nos Estados Unidos.

Hélio Costa também se distingue a nível do associativismo, muito em concreto através da sua participação na Sociedade Progresso Lajense, da qual foi

O mandatário do PS/Terceira às eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores já foi distinguido com a insígnia Autonómica de Mérito Cívico, atribuída pelo Governo Regional dos Açores e com a medalha de valor cultural, atribuída pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, entre outras. Foi também homenageado por entidades como Junta de freguesia da Vila das Lajes, Centro Comunitário Grupo Amigos daTerceira Inc (EUA), Clube Portuguese American Center (EUA), entre outras.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados