Açoriano Oriental
"Helene" pode atingir rajadas de vento até 150 quilómetros por hora nos Açores, diz IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que os efeitos do "Helene" se façam sentir a partir da madrugada deste sábado no Grupo Ocidental dos Açores, com rajadas de vento até 150 quilómetros por hora.

"Helene" pode atingir rajadas de vento até 150 quilómetros por hora nos Açores, diz IPMA

Autor: Lusa/Ao online

A partir das 06:00 (hora nos Açores), preveem-se períodos de "chuva muito forte" no Grupo Ocidental e uma agitação marítima de "altura significativa", que pode atingir entre os oito e os 12 metros de altura, referiu o IPMA no último comunicado enviado às redações.

A partir dessa hora, o vento, de sudoeste, pode atingir até 100 quilómetros por hora, com rajadas até 150 quilómetros por hora.

Às 12:00, o Grupo Ocidental vai estar sob alerta vermelho de chuva. O mesmo aviso máximo para vento e agitação marítima está previsto para as 22:00.

O IPMA refere "uma probabilidade elevada", entre 80 a 90%, da tempestade passar "muito perto ou sobre o Grupo Ocidental" na noite de sábado ou na madrugada de domingo.

Às 21:00 de sexta-feira (horas nos Açores), o centro da tempestade tropical localizava-se a 780 quilómetros da ilha das Flores e deslocava-se para norte a uma velocidade de 30 quilómetros por hora.

De acordo com o IPMA, o "Helene" desloca-se em direção a norte com uma velocidade de cerca de 30 quilómetros por hora, devendo infletir a sua trajetória em direção a nor-nordeste a partir da madrugada".

A partir de domingo, trajetória deverá sofrer um novo desvio para nordeste, altura em que a tempestade deve passar a extratropical.

A Proteção Civil dos Açores anunciou na sexta-feira que vai reforçar os meios humanos no grupo Ocidental, enviando um dispositivo operacional e uma equipa da Direção Regional de Saúde para as Flores e o Corvo por causa da tempestade “Helene”, que já foi um furacão de categoria 2.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) adiantou ainda que "as diversas entidades com responsabilidade no âmbito da Proteção Civil estarão todas de prevenção a partir de hoje, nomeadamente os Serviços Municipais de Proteção Civil, as direções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente e da Saúde, assim como todas as 17 corporações de bombeiros da região


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados