Saúde Oral

Grávidas vão receber cheques-dentistas no valor de 120 euros


 

Lusa / AO online   Nacional   23 de Nov de 2007, 13:44

 Cada grávida vai receber 120 euros em cheques-dentista e cada idoso 80 euros por ano, no âmbito do Programa de Saúde Oral, revela um protocolo assinado hoje entre o ministro da Saúde e a Ordem dos Médicos Dentistas.
Segundo o protocolo, assinado durante o Congresso dos Médicos Dentistas, cada cheque terá o valor de 40 euros.

Assim, cada grávida acompanhada nos centros de saúde terá acesso a 120 euros em consultas de medicina dentária, já que receberá três cheques, enquanto os idosos abrangidos pelo complemento solidário receberão dois cheques por ano, num total de 80 euros.

No início do mês, o primeiro-ministro anunciou na Assembleia da República que "pela primeira vez desde sempre", o SNS passaria a integrar um Programa Nacional de Saúde Oral", que abrangeria crianças, idosos e grávidas.

No âmbito desta iniciativa, cerca de 90 mil idosos beneficiarão de dois cheques dentista por ano, enquanto no caso das grávidas, o médico de família do centro de saúde, ao identificar a gravidez, emite em computador um cheque para que a mulher faça um rastreio dentário e mais dois para eventuais tratamentos ao longo da gravidez.

Os cheques-dentista, que podem ser usados em clínicas privadas, vão ser distribuídos a 65 mil grávidas acompanhadas em centros de saúde.

No que respeita às crianças entre os sete e os 12 anos, existe actualmente um programa que abrange 60 mil crianças e que o Governo vai estender a outras 20 mil.

O programa é constituído por três fases: educação para a saúde oral (onde se ensinam, entre outras coisas, técnicas de escovagem dos dentes), prevenção de cáries e intervenção médico-dentária.

Esta última fase prevê duas consultas em médicos dentistas, pelas quais o Estado paga 75 euros.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.