Açoriano Oriental
Açores/Mau Tempo
Governo Regional garante "solução intermédia" para porto das Flores até fim do ano

O Governo dos Açores garantiu que uma "solução intermédia" para resolver o problema no porto das Lajes das Flores, destruído pela passagem do furacão "Lorenzo" no início de outubro, avançará até final do ano.

Governo Regional garante "solução intermédia" para porto das Flores até fim do ano

Autor: Lusa/AO Online

"Estamos em condições de avançar com o plano de intervenção no porto das Lajes das Flores, após aprovação do Orçamento do Estado, mas, entretanto, a Portos dos Açores não desiste e já tem a previsão de apresentação de um projeto, de uma solução intermédia, até ao final deste ano", declarou a secretária regional com a tutela das Obras Públicas, Ana Cunha.

A governante falava na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, no segundo dia de discussão em torno do Plano e Orçamento dos Açores para 2020.

A "mãe natureza", reconheceu Ana Cunha, "tem sido madrasta" com os portos nos Açores, mas no caso das Flores o executivo "já assumiu a necessidade de avançar rapidamente com a empreitada" que "permita retomar a operacionalidade do porto e melhorar o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, de uma forma mais regular e com maior capacidade".

Já na terça-feira, o presidente do executivo regional, Vasco Cordeiro, tinha garantido que, se as condições meteorológicas o permitirem, haverá em breve novidades sobre que navio poderá abastecer as Flores, sendo este agora o "objetivo prioritário", quase dois meses após a passagem do furacão "Lorenzo".

"O objetivo prioritário do Governo [Regional] é normalizar a situação de abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo. Resolvida esta parte, é a partir daí que tudo se normaliza", declarou o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.

Cordeiro espera que esta semana fiquem concluídos trabalhos no porto das Lajes das Flores, destruído com a intempérie, para perceber que área acostável ficará disponível e, a partir daí, analisar que tipo de navio se vai contratar e que comprimento e carga poderá este ter.

"Será em função dos dados que resultem deste trabalho que é possível avaliar que navio é que pode operar ali", acrescentou o governante, que diz que somente após edital do capitão do Porto da Horta se poderá avançar para a fase seguinte.

Durante a passagem do “Lorenzo” pelos Açores, em outubro, foram registadas 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas.

O furacão causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, estimando-se que o prejuízo registado possa ascender, neste caso em concreto, a mais de 190 milhões de euros.

No total, o mau tempo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros no arquipélago, segundo o Governo Regional dos Açores, sendo que o Governo da República irá assumir 85% desse valor.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados