Economia

Governo lança "profunda reforma" no regime de apoio ao microcrédito

O Governo dos Açores pretende realizar uma “profunda reforma” no regime de apoio ao microcrédito bancário na região, que inclui o aumento para 20 mil euros do montante máximo a atribuir por candidatura.


“As alterações introduzidas têm como objectivo responder às dificuldades sentidas pelas famílias e pelas microempresas regionais no actual contexto económico nacional e internacional, nomeadamente com a crescente dificuldade no acesso a financiamento bancário”, refere o comunicado final da reunião do Conselho de Governo.

A proposta de decreto legislativo regional aprovada pelo executivo estabelece que podem ser beneficiários, além de desempregados de longa duração, quem procura emprego e não tem condições para aceder ao crédito bancário em condições normais e os trabalhadores em situação precária de emprego.

O novo regime permite ainda o acesso ao microcrédito por sociedades por quotas, sociedades unipessoais por quotas e empresários em nome individual sem condições de acesso ao crédito bancário pelas vias normais.

O executivo aumenta para 20 mil euros o valor máximo por candidatura, que será atribuído directamente pelas instituições de crédito ou pelas sociedades financeiras de microcrédito nos termos de protocolos a celebrar.

Nesta reunião, que decorreu em Angra do Heroísmo, o Governo dos Açores fixou ainda os prazos de recolha da informação social das empresas, no quadro dos mecanismos de acompanhamento da empregabilidade e do mercado de emprego.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares