Açoriano Oriental
Governo lança novo concurso para incubadora de empresas em Santa Maria
O Governo dos Açores lançou um segundo concurso público para adaptar a incubadora de empresas o antigo edifício das oficinas gerais do aeroporto de Santa Maria, depois de um primeiro, há um ano, ter ficado vazio.
Governo lança novo concurso para incubadora de empresas em Santa Maria

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

O primeiro concurso foi lançado a 7 de julho do ano passado e previa um investimento de 1,5 milhões de euros, contemplando a criação de uma incubadora de empresas para albergar o Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria.

Então, Lubélia Chaves, presidente do conselho de administração da Ilhas de Valor, empresa pública regional responsável por investimentos na área empresarial e do turismo, referiu que foi feito um levantamento de áreas preferenciais que pudessem ocupar a incubadora, tendo havido manifestações de interesse por parte de empresas ligadas ao artesanato, tecnologia e serviços, além de outras áreas.

Lubélia Chaves considerou ainda ser “um investimento de grande importância, por se tratar da reabilitação de um edifício existente que albergou várias atividades na ilha, e pela função que vai disponibilizar a Santa Maria, não só ao setor empresarial local, como a outras do exterior, e no desenvolvimento de novas ideias e novos projetos”.

O concurso público hoje lançado pela Vice-presidência do Governo Regional, através da Ilhas de Valor, tem um valor superior a 1,7 milhões de euros e a empreitada está integrada na requalificação do património histórico da ilha, "inserindo-se ainda no âmbito da estratégia de fortalecimento do desenvolvimento coeso do arquipélago", segundo o executivo açoriano.

A obra tem um prazo de execução de 365 dias e prevê a adaptação do edifício existente com "o objetivo de contribuir para o incremento da economia e a criação de emprego".

Está prevista a criação de um espaço polivalente que inclui uma incubadora de empresas para acolhimento e apoio a empreendedores para a criação de novos negócios.

O projeto contempla, ainda, salas de formação, exposição e comercialização, espaços para escritórios e serviços, um "FabLab” no espaço denominado Laboratório de Recursos Endógenos e a instalação de indústrias criativas beneficiando, assim, toda a economia da ilha e a população em geral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados