Governo dos Açores remete para os municípios solução de incineradora

O presidente do Governo Regional dos Açores afirmou hoje que a responsabilidade de uma solução para tratar os resíduos de São Miguel cabe aos municípios e alertou ser já o segundo concurso para a construção de uma incineradora na ilha.


“O que é preciso é que haja decisões por quem tem responsabilidade de as tomar e, neste caso, a responsabilidade é dos municípios”, sustentou Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada.

Na terça-feira, o presidente do conselho de administração da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM) disse que incineradora de resíduos só será construída se a Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) avançar com a central hídrica reversível.

Ricardo Rodrigues, que falava após uma reunião da Assembleia Intermunicipal da AMISM, na Ribeira Grande, explicou que foram avaliados todos os prós e contras e a decisão que se tomou, por unanimidade, foi a de que o projeto terá viabilidade se houver uma central hídrica reversível.

O autarca adiantou que vai agora reunir com a EDA e com o Governo dos Açores, que detém a maioria do seu capital social, para apurar se a central hídrica reversível vai ou não avançar, e acrescentou que a incineradora de resíduos “só será viável” se for vendida energia à EDA no âmbito do tratamento dos resíduos, uma vez que não existe atualmente a possibilidade de colocar mais energia na rede pública nas atuais condições.

Questionado sobre esta decisão, o presidente do Governo dos Açores disse que "é preciso ter consciência que se trata já do segundo concurso para a construção de uma incineradora".

“E devo confessar a minha estranheza por este assunto e esta questão surgir agora”, sublinhou Vasco Cordeiro, após uma audiência com o Comandante da Zona Militar dos Açores, José António de Figueiredo Feliciano.

O chefe do executivo açoriano salientou que "há uma questão de gestão de resíduos que é uma competência dos municípios e sobre esta competência eles têm que decidir".

"O Governo Regional não tem nada mais a acrescentar sobre esta matéria do que aquilo que foi o enquadramento também em anteriores governos relativamente a este assunto", acrescentou Vasco Cordeiro.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP