Governo dos Açores promove formação para a sustentabilidade

Governo dos Açores promove formação para a sustentabilidade

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   20 de Nov de 2018, 09:54

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo realiza esta terça-feira, na Ribeira Grande, uma ação de esclarecimento no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, depois de iniciativas idênticas já terem decorrido em Ponta Delgada e na Lagoa.

Estas ações de esclarecimento a nível local, que serão realizadas em todos os concelhos dos Açores até 2019 estão a decorrer na ilha de São Miguel, seguindo-se a Terceira, a 25 e 26 de novembro, o Faial, a 27 e 28 de novembro, e o Pico, a 29 de novembro, adianta nota do executivo regional.



Estão também a ser realizados workshops de capacitação, decorrendo os próximos na ilha Terceira, a 27 de novembro, no Faial, a 28 de novembro, no Pico, a 29 de novembro, e em São Miguel, a 4 de dezembro, contando ambas as iniciativas com a parceria da Sustain Azores.



Nas sessões de esclarecimento são apresentadas as origens e as mais-valias da Cartilha, fazendo a ligação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a explicação dos passos necessários para a sua subscrição.



Estas ações permitem ainda evidenciar as iniciativas das quais os subscritores podem beneficiar, através de um momento de diálogo e troca de informações com potenciais subscritores.



Explica o governo que os workshops de capacitação são dirigidos às entidades que tenham intenção firme de subscrever a Cartilha, e neles é aprofundado como cada entidade pode definir os seus compromissos no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.



Para quem subscreve a Cartilha, está disponível um programa de consultoria de apoio, para além de fóruns regulares de reporte, onde há oportunidade de avaliar progressos e partilhar conhecimento com as outras entidades subscritoras.



A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo que visa apoiar a adoção dos princípios do Desenvolvimento Sustentável de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade açoriana, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização.



A Cartilha já conta com 59 entidades assinantes, que se propuseram alcançar três medidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumindo um compromisso público com uma gestão responsável, transparente e virada para o futuro.



Esta é mais uma medida que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver no âmbito do processo, em curso, de certificação do destino turístico como sustentável, através dos critérios da Global Sustainable Tourism Concil e chancela das Nações Unidas.
   


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.