Açoriano Oriental
Governo dos Açores participa, em França, na reunião do projeto europeu AQUA-LIT

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), participa quarta e quinta-feira, em França, na segunda reunião do projeto europeu AQUA-LIT, que vai decorrer na cidade de Boulogne-sur-Mer.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Este projeto, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), no âmbito da S2 MARINE LITTERO, tem como objetivo desenhar medidas preventivas para evitar o descarte de lixo proveniente da indústria da aquacultura no mar.



O AQUA-LIT visa fornecer um conjunto de ferramentas - existentes, em construção ou já implementadas - ao setor da aquacultura e ainda uma base de dados e ligações entre as partes interessadas de forma a abordar a prevenção e redução de lixo, a monitorização e quantificação do lixo e ainda a sua remoção e reciclagem, explica nota do Executivo.



A integração do Governo dos Açores neste projeto, através do FRCT, permitirá acompanhar os desenvolvimentos europeus em "matéria de investigação, desenvolvimento e inovação na área da aquacultura e o seu impacto no meio marinho, sendo expectável que contribua para o desenho de ferramentas e para a identificação de boas práticas de implementação desta atividade económica, contribuindo, assim, para que os Açores se posicionem na vanguarda da ação contra o lixo marinho proveniente desta fileira".



Como parceiro deste projeto, o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia contribuirá para a identificação das lacunas de políticas e o envolvimento com as autoridades relevantes, fornecendo também diretrizes políticas para uma melhor tomada de decisões.



Com a duração de dois anos e um orçamento de 587 mil euros, este projeto é coordenado pelo GEO - Geonardo Environmental Technologies Ltd., da Hungria, e conta, para além do FRCT, com a participação de mais cinco parceiros de vários países europeus.




PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados