Açoriano Oriental
Governo dos Açores espera que normalidade regresse às escolas na segunda-feira

O secretário regional da Educação dos Açores disse hoje estar convicto de que as aulas voltem à normalidade na segunda-feira, depois de o primeiro dia do ano letivo ter ficado marcado por plenários sindicais de professores.

Governo dos Açores espera que normalidade regresse às escolas na segunda-feira

Autor: AO/LUSA

“Estamos convencidos que a partir de segunda-feira teremos aulas em todas as escolas e os professores estarão nas suas escolas com o empenhamento de sempre e a saber fazer a distinção entre o que é a missão de ensinar e o que é a reivindicação de pretensões de caráter laboral”, adiantou Avelino Meneses, em declarações aos jornalistas.

O governante falava à margem de uma cerimónia que assinalou o arranque do ano letivo, na Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

No primeiro dia de aulas nos Açores, intitulado como Dia do Pro-Sucesso, os pais são convidados a acompanhar os alunos à escola, para assistirem a várias atividades, mas em muitos estabelecimentos de ensino do arquipélago o evento foi adiado para segunda-feira, pelo facto de muitos dos professores estarem em plenários sindicais.

“Sabíamos que neste dia e a esta hora, em toda a região, estavam a decorrer plenários sindicais, sabemos também que estes plenários sindicais suscitam a presença de muitos professores, mas cumprimos aqui a nossa missão, com alunos, com professores, com funcionários, com encarregados de educação”, apontou Avelino Meneses.

O ano letivo anterior terminou com greves dos professores às avaliações e já está anunciada uma nova greve para 04 de outubro, em que os docentes voltam a reivindicar a recuperação total do tempo de serviço congelado.

Na cerimónia de arranque do novo ano letivo, o secretário regional da Educação destacou o Pro-Sucesso, programa de combate ao insucesso escolar, lançado há três anos, que disse estar a responder às expetativas.

“Desde o ano letivo transato que nós, no Pro-Sucesso, em todas as taxas de transição, atingimos já as metas que estavam programadas para 2020-2021, com quatro anos de antecedência”, frisou.

Um dos projetos do Pro-Sucesso é o Prof DA (professores especializados na deteção de dificuldades de aprendizagem), que já é aplicado em todas as ilhas, no 1.º e no 2.º ciclos, na área da matemática e, segundo Avelino Meneses, as “menções de suficiente e insuficiente têm diminuído a olhos vistos”, nesta disciplina.

“Claro que nos primeiros anos se recupera mais depressa, que há medida que se vai recuperando, o caminho vai sendo mais penoso, mas estamos com o mesmo entusiasmo”, salientou.

Os Açores registaram este ano uma quebra de cerca de 1.000 alunos, em comparação com o ano letivo anterior, uma diminuição que segundo o governante é semelhante a anos anteriores e expectável nos seguintes, tendo em conta a redução demográfica.

“A diminuição de alunos no ensino dito regular não é uma catástrofe, não é uma tragédia e no âmbito da Educação temos efetivamente muitos desafios pela frente”, salientou, alegando que cada vez mais será necessário “estabelecer um programa de formação ao longo da vida”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados