Açoriano Oriental
Covid-19
Governo dos Açores envia diretrizes às farmácias

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores remeteu diretrizes a todas as farmácias da região sobre a forma de atuar face à epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, anunciou hoje o Governo Regional.

Governo dos Açores envia diretrizes às farmácias

Autor: Lusa/AO Online


“As farmácias comunitárias são um parceiro de grande relevo nesta fase de contenção da epidemia Covid-19 dada a sua proximidade aos residentes das nove ilhas dos Açores”, lê-se num comunicado do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do executivo açoriano.

Segundo o Governo Regional, as diretrizes “resultam da colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e com a Ordem dos Farmacêuticos”.

“Os procedimentos abrangem situações nas quais a probabilidade de infeção é muito reduzida, situações em que existe algum risco e situações que podem vir a configurar um caso suspeito”, adiantou.

O executivo açoriano deu hoje também orientações para a “elaboração do plano de contingência de creches, jardins de infância, escolas e outros estabelecimentos de ensino”.

O grupo técnico de coordenação criado para planear a contenção do Covid-19 “está a preparar também apresentações para as escolas, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos para a adoção de medidas de prevenção”.

O executivo açoriano já tinha emitido, no início desta semana, duas circulares informativas, "uma com recomendações para eventos públicos e eventos de massas" e outra "relativa ao plano de contingência para lares, residências e centros de acolhimento, unidades de cuidados continuados integrados e casas de saúde”.

Deu ainda indicações aos portos e aeroportos do arquipélago para elaborarem planos de contingência.

O Governo Regional apela para que, em caso de sintomas, os utentes liguem para a Linha Saúde Açores (808 246 024), em vez de se dirigirem a um hospital ou unidade de saúde.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados