Governo dos Açores e IPMA celebram protocolo para troca de dados meteorológicos

A Direção Regional do Ambiente dos Açores e o IPMA assinaram hoje, na Horta, um protocolo para intercâmbio de informações meteorológicas, que permite “robustecer o sistema de prevenção e a capacidade de resposta” às intempéries.



“O protocolo que assinámos hoje tem, precisamente, o objetivo de partilha de informação meteorológica, robustecendo o sistema de prevenção e a capacidade de resposta a eventos associados a condições meteorológicas adversas, para garantir a segurança das pessoas e dos seus bens”, afirmou a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, citada em nota de imprensa.

A governante, que falava na Horta, no âmbito da assinatura do protocolo celebrado hoje entre o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e a Direção Regional do Ambiente, avançou que o acordo permitirá “gerir os diferentes riscos associados” e minimizar as consequências de cheias, inundações, tempestades ou ventos fortes.

“Face aos novos desafios do clima, torna-se cada vez mais necessário obter, em tempo real, uma maior quantidade de informação relativa aos diferentes parâmetros meteorológicos, considerou, acrescentando que a parceria hoje celebrada irá “aumentar o conhecimento dos fenómenos meteorológicos, no âmbito, por exemplo, da adaptação às alterações climáticas permanente e necessária”.

No dia em que foi viabilizado o Programa Regional para as Alterações Climáticas (PRAC), a titular da pasta do Ambiente considerou que o plano é “uma ferramenta estruturante que irá ampliar o conhecimento e a capacidade de mitigação e adaptação dos Açores a este fenómeno”.

Este programa, destacou Marta Guerreiro, durante a sessão parlamentar, aposta "num conjunto amplo de medidas inovadoras, exigentes, ambiciosas e integradas, enquanto compromisso com o futuro, não só da região, mas da Humanidade".


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP