Açoriano Oriental
Governo dos Açores com 11,6ME para a Ciência e 7ME para a Cultura

O Orçamento dos Açores para este ano prevê um investimento de 11,6 milhões de euros para a Ciência e de sete milhões para a Cultura, revelou a secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro.

Governo dos Açores com 11,6ME para a Ciência e 7ME para a Cultura

Autor: Lusa/AO Online

“O investimento previsto para a área da Ciência cifra-se em 11,6 milhões, mais 1,2 milhões em obras públicas, que diz respeito ao investimento no lote da Nonagon. Na área da Cultura temos um valor aproximado em sete milhões, mais três milhões nas áreas das obras públicas”, declarou a governante.

O Nonagon é o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, localizado no concelho da Lagoa, em São Miguel, que está a ser alvo de obras de ampliação.

Susete Amaro falava na Assembleia Regional dos Açores, na cidade da Horta, na comissão de Assuntos Sociais, a propósito do Plano e Orçamento da região para 2021.

A governante destacou que, na área da Cultura, estão englobadas as áreas da “dinamização cultural, do património baleeiro e das filarmónicas”.

No setor da Ciência, o Governo Regional pretende fomentar a “estabilidade das equipas de investigação”, realizar o “reequipamento de equipamentos científicos” e "apoiar a tripolaridade da Universidade dos Açores.

Susete Amaro realçou que, devido à pandemia da Covid-19, o executivo já procedeu à prorrogação das bolsas de investigação e implementou o sistema de apoios excecionais à Cultura.

“Na medida em que for necessário deixar cair alguma medida do nosso plano para proceder ao apoio às pessoas, nós iremos fazê-lo”, declarou.

O deputado do PS Rodolfo Franca apontou a diminuição de 150 mil euros para o apoio à criatividade cultural no orçamento de 2021 comparativamente ao ano passado.

Por seu lado, o deputado do Chega José Pacheco colocou em causa do investimento feito no Nonagon e alertou para a importância de criar medidas de proteção no cibercrime.

Do lado da Iniciativa Liberal Nuno Barata referiu ser “imprescindível” apostar na cobertura de fibra em todas as localidades dos Açores para ser possível implementar a transição digital.

O social-democrata Rui Espínola questionou a governante sobre o financiamento previsto para os museus da região, levando Susete Amaro a referir que o executivo está “disposto a ajudar as instituições”, ressalvando, contudo, que as “solicitações são muitas”.

O deputado do PAN Pedro Neves realçou a importância de diminuir a burocracia para promover a transição digital.

A parlamentar do BE Alexandra Manes fez notar um valor “tão baixo” dedicado à arqueologia.

Durante esta semana decorrem, na cidade da Horta, as audições aos membros do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM (e apoio parlamentar do Chega e Iniciativa Liberal) no âmbito do Plano e Orçamento da região para 2021.

A proposta de Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros, dos quais 165,7 milhões destinados ao transporte aéreo e à reestruturação da SATA.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados