Açoriano Oriental
Geórgia/Ossétia: Azerbaijão suspende exportações de petróleo devido ao conflito com o exército russo
O Azerbaijão decidiu hoje suspender as exportações de petróleo via Kulevi e Batumi, na Geórgia, devido ao conflito que os georgianos mantêm com o exército russo por causa da provincia independentista pró-russa da Ossétia do Sul.

Autor: LUsa / AO online
    "As exportações de petróleo através dos portos de Kulevi e Batumi foram suspensas", afirmou o director da companhia petrolifera pública do Azerbaijão, Rovnag Abdullaev.

    De acordo com o responsável, o Azerbaijão vai ponderar uma eventual exportação de petróleo através do oleoduto que liga Baku (a capital do Azerbaijão) ao porto russo de Novorossisk.

    "No entanto, a capacidade deste oleoduto é muito fraca", precisou.

    A Geórgia combate uma ofensiva militar do exército russo por causa da provincia inepenentista pró-russa da Ossétia do Sul.

    O primeiro-ministro da Geórgia, Lado Gourgenidze, afirmou que a aviação russa efectuou bombardeamentos nas próximidades do oleoduto Baku-Tbilissi-Ceyhan (BTC), mas a companhia britânica BP já desmentiu esses ataques.

    O oleoduto BTC, de 1.774 km, leva petróleo dos campos petrolíferos do Azerbaijão, no mar Cáspio, até ao porto turco de Ceyhan, nas margens do Mediterrâneo, e tem capacidade de 1,2 milhão de barris por dia.

    Permite assim transportar petróleo do Mar Cáspio para os mercados ocidentais sem ter de passar por território russo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.