Galp contesta "enorme diferença de preços" entre Portugal e Espanha

Galp contesta "enorme diferença de preços" entre Portugal e Espanha

 

Lusa/AO Online   Economia   16 de Jan de 2010, 07:19

 A Galp Energia contestou hoje a ideia de que exista "uma enorme diferença de preços" entre os combustíveis vendidos em Portugal e em Espanha, considerando que antes de impostos a gasolina nas bombas portuguesas é até mais barata do que em Espanha.

A polémica em torno dos preços dos combustíveis em Espanha e Portugal foi reactivada esta semana, quando o Automóvel Clube Português considerou, numa nota à imprensa, que "se assiste em Portugal uma vez mais à concertação de preços dos combustíveis". A entidade presidida por Carlos Barbosa considerou também que existe "uma enorme diferença de preços face a Espanha - mais 25 cêntimos por litro de gasolina e 13 cêntimos por litro de gasóleo em Portugal".

No seguimento acusou a Autoridade da Concorrência de "inoperância" e de "demitir-se das suas obrigações" no que toca ao mercado dos combustíveis, por considerar que o regulador ignora indícios de concertação de preços.

Hoje, fonte oficial da Galp Energia declarou à Lusa que "quando a empresa fixa os preços de venda dos combustíveis, limita-se a reflectir as subidas e descidas verificadas no mercado europeu na semana anterior".

Por isso mesmo, a Galp considera que "os preços actuais estão perfeitamente ao nível do que se verifica nos restantes países europeus". "A gasolina em Portugal, antes de impostos, está mais barata do que em Espanha e o preço de venda ao público do gasoleo é inferior à média europeia", acrescentou.

Os dados mais recentes da Directoria-Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Europeia, relativos a 04 deste mês, indicam que o litro de gasolina sem chumbo 95 em Portugal é o quinto mais caro da UE-27, depois da Holanda, Dinamarca, Finlândia e Alemanha, enquanto o litro de gasóleo é o 11º mais caro.

A análise mostra que um litro de gasolina 95 custa em Portugal 1,302 euros, incluindo impostos. É o quinto preço mais caro, atrás dos 1,437 euros por cada litro na Holanda ou dos 1,374 euros euros na Dinamarca.

Em relação a Espanha, a diferença é de 22 cêntimos por cada litro de gasolina 95 (nas bombas espanholas custa 1,089 euros) e de 7,5 cêntimos no litro de gasóleo (que custa 0,98 euros em Espanha).

A média dos preços destes dois combustíveis na Europa a 27 é de 1,231 euros para a gasolina e de 1,071 euros para o gasóleo.

O cenário muda quando se comparam os preços sem os impostos, especialmente no gasóleo.

Um litro de gasolina 95 em Portugal sem os impostos custaria pouco mais de 50 cêntimos (0,5020 euros), sendo à mesma o quinto mais caro da UE-27, mas ligeiramente mais barato do que em Espanha (onde custaria 0,5097 euros).

O litro de gasóleo sem impostos custaria 0,520 euros (52 cêntimos), sendo o quarto mais caro. Em Espanha, sem impostos, o litro de gasóleo custaria 51 cêntimos.

A média da UE-27 dos preços dos combustíveis sem impostos é de 46 cêntimos para o litro de gasolina e 47,9 cêntimos para o de gasóleo.

Às 00:00 de hoje, a Galp baixou em um cêntimo o preço do litro da gasolina e do gasóleo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.