Açoriano Oriental
Saúde
Francisco George alerta para uso indevido de antibióticos
O director-geral da Saúde, Francisco George, alertou esta quarta-feira para os riscos do uso indevido dos antibióticos e apelou aos portugueses para tomarem este medicamento apenas com receita médica.
Francisco George alerta para uso indevido de antibióticos

Autor: Lusa / AO online
"Temos que saber resguardar, poupar à resistência os antibióticos que hoje existem", afirmou Francisco George, à margem da apresentação do relatório da ONU sobre a Situação da População Mundial, que decorreu em Lisboa.

Francisco George explicou que os antibióticos devem ser utilizados racionalmente, porque não há novos antibióticos a serem produzidos pelas empresas farmacêuticas.

No ano europeu de sensibilização para o uso racional do antibiótico, Francisco George afirmou que "é absolutamente essencial que todos percebam que um antibiótico só deve ser tomado a conselho médico e para determinadas doenças de natureza bacteriana".

"Por exemplo, as infecções virais não devem ser tratadas com antibióticos, porque não fazem efeito em doenças provocadas por vírus", elucidou.

Alertou ainda que a utilização indevida de antibióticos em veterinária pode também reflectir-se nestes medicamentos, "uma vez que pode fomentar e estimular a indução de resistências dos agentes bacterianos aos antibióticos".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados