Saúde

Francisco George alerta para uso indevido de antibióticos

Francisco George alerta para uso indevido de antibióticos

 

Lusa / AO online   Nacional   18 de Nov de 2009, 15:11

O director-geral da Saúde, Francisco George, alertou esta quarta-feira para os riscos do uso indevido dos antibióticos e apelou aos portugueses para tomarem este medicamento apenas com receita médica.
"Temos que saber resguardar, poupar à resistência os antibióticos que hoje existem", afirmou Francisco George, à margem da apresentação do relatório da ONU sobre a Situação da População Mundial, que decorreu em Lisboa.

Francisco George explicou que os antibióticos devem ser utilizados racionalmente, porque não há novos antibióticos a serem produzidos pelas empresas farmacêuticas.

No ano europeu de sensibilização para o uso racional do antibiótico, Francisco George afirmou que "é absolutamente essencial que todos percebam que um antibiótico só deve ser tomado a conselho médico e para determinadas doenças de natureza bacteriana".

"Por exemplo, as infecções virais não devem ser tratadas com antibióticos, porque não fazem efeito em doenças provocadas por vírus", elucidou.

Alertou ainda que a utilização indevida de antibióticos em veterinária pode também reflectir-se nestes medicamentos, "uma vez que pode fomentar e estimular a indução de resistências dos agentes bacterianos aos antibióticos".

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.