Açoriano Oriental
Assembleia Legislativa dos Açores
Francisco Coelho eleito presidente da Assembleia Legislativa
O deputado do PS/Açores Francisco Coelho foi eleito esta sexta-feira, por maioria, presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, substituindo no cargo o socialista Fernando Menezes.
Francisco Coelho eleito presidente da Assembleia Legislativa

Autor: Lusa/AOonline
O novo presidente do Parlamento, eleito pela ilha Terceira, obteve 39 votos a favor, 12 contra e 5 abstenções e tomou posse durante a cerimónia de instalação da IX Assembleia Legislativa dos Açores.

    Francisco Coelho prometeu exercer de forma «adequada» o cargo para o qual foi eleito, sublinhando que os 22 anos de experiência política no seio do PS são uma «garantia» de que saberá estar à altura das exigências das novas funções.

    O parlamentar socialista disse ainda esperar que nos próximos quatro anos haja um «debate vivo» na Assembleia, pela primeira vez composta por seis forças políticas (PS, PSD, CDS/PP, BE, CDU e PPM), mas sempre «dentro das regras democráticas».

    A escolha de Francisco Coelho não terá sido, no entanto, consensual no seio do Partido Socialista, que tem maioria absoluta no Parlamento, ao ponto de Fernando Menezes, que ocupou o cargo durante as duas últimas legislaturas, ter renunciado ao mandato de deputado e nem sequer ter tomado posse nesta cerimónia.

    Além de Francisco Coelho, foram também eleitos Ricardo Cabral, do PS, e Costa Pereira, do PSD, como vice-presidentes, e José Manuel Ávila (PS) e Cláudio Lopes (PSD) como secretários.

    O novo Governo Regional, o quarto presidido por Carlos César, toma posse terça-feira perante a Assembleia Regional.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados