Açoriano Oriental
Assembleia Legislativa dos Açores
Francisco Coelho eleito presidente da Assembleia Legislativa
O deputado do PS/Açores Francisco Coelho foi eleito esta sexta-feira, por maioria, presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, substituindo no cargo o socialista Fernando Menezes.
Francisco Coelho eleito presidente da Assembleia Legislativa

Autor: Lusa/AOonline
O novo presidente do Parlamento, eleito pela ilha Terceira, obteve 39 votos a favor, 12 contra e 5 abstenções e tomou posse durante a cerimónia de instalação da IX Assembleia Legislativa dos Açores.

    Francisco Coelho prometeu exercer de forma «adequada» o cargo para o qual foi eleito, sublinhando que os 22 anos de experiência política no seio do PS são uma «garantia» de que saberá estar à altura das exigências das novas funções.

    O parlamentar socialista disse ainda esperar que nos próximos quatro anos haja um «debate vivo» na Assembleia, pela primeira vez composta por seis forças políticas (PS, PSD, CDS/PP, BE, CDU e PPM), mas sempre «dentro das regras democráticas».

    A escolha de Francisco Coelho não terá sido, no entanto, consensual no seio do Partido Socialista, que tem maioria absoluta no Parlamento, ao ponto de Fernando Menezes, que ocupou o cargo durante as duas últimas legislaturas, ter renunciado ao mandato de deputado e nem sequer ter tomado posse nesta cerimónia.

    Além de Francisco Coelho, foram também eleitos Ricardo Cabral, do PS, e Costa Pereira, do PSD, como vice-presidentes, e José Manuel Ávila (PS) e Cláudio Lopes (PSD) como secretários.

    O novo Governo Regional, o quarto presidido por Carlos César, toma posse terça-feira perante a Assembleia Regional.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.